Filomena Cautela e Pedro Fernandes serão os responsáveis pela apresentação do evento em Guimarães, num espetáculo que reunirá as 14 canções finalistas e que acontece a 4 de março, pelas 21h00, no Multiusos de Guimarães, com transmissão televisiva na RTP. Antes da final, estão previstas duas semifinais. A primeira, a 18 de fevereiro, no Estúdio 1 das instalações da RTP, com apresentação de Jorge Gabriel e José Carlos Malato. A segunda semifinal terá uma dupla feminina, com Sónia Araújo e Tânia Ribas de Oliveira a assegurarem o desfile das canções, no dia 25 de fevereiro, também em Lisboa.
A RTP convidou 26 compositores para fazerem parte da edição de 2018 do Festival da Canção, sendo já conhecidos os nomes dos intérpretes que darão vida às canções a concurso. A este conjunto de convites junta-se este ano um outro designado pelo próprio Salvador Sobral (que assim escolhe um dos compositores).
Além das canções concorrentes, o Festival da Canção 2018 vai prestar homenagem a figuras da sua história. Para isso, João Pedro Coimbra e Nuno Figueiredo vão apresentar novas versões de temas de Carlos Paião. Nuno Feist prepara uma homenagem a Simone de Oliveira. Moullinex vai apresentar uma abordagem a memórias das Doce. Cada uma destas homenagens contará com vozes de relevo do panorama musical atual.