“Freguesia a freguesia, rua a rua”: PS promete campanha próxima dos vimaranenses
O ato marca o arranque formal da pré-campanha sob o [...]

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães
O ato marca o arranque formal da pré-campanha sob o lema “Afirmar Guimarães”, conduzido por Ricardo Costa, atual presidente da Concelhia e candidato à presidência da Câmara Municipal.
“Afirmar Guimarães é um desígnio, não apenas um slogan”
No seu discurso perante um auditório cheio, Ricardo Costa deixou clara a natureza da sua candidatura: “Guimarães é o concelho que nós amamos. É por Guimarães e pelos vimaranenses que estamos aqui. Que estamos dispostos a trabalhar com total dedicação.” Afirmando que não fará promessas vãs, sublinhou que o objetivo maior é o serviço à comunidade: “A Política é, acima de tudo, serviço aos cidadãos.”
O candidato socialista apresentou uma visão assente na valorização do território, das pessoas e do património: “Queremos que Guimarães seja o melhor de todos os concelhos para viver, para trabalhar, para estudar, para visitar e para investir.” Citando figuras históricas como D. Afonso Henriques, Egas Moniz e Mumadona Dias, Ricardo Costa recordou que Guimarães “é simultaneamente a memória e o sonho para cada um de nós”.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães
Ricardo Costa reforçou a dimensão coletiva da candidatura socialista, que conta com dezenas de homens e mulheres das mais diversas freguesias e setores da sociedade. “Todos, sem exceção, somos protagonistas. Não existe exercício tão coletivo, tão envolvente ou tão determinante para a nossa vida quanto a atividade política”, afirmou.
O cabeça de lista à Câmara destacou ainda a importância da união no seio da candidatura: “Sei que posso contar convosco. Vocês sabem que podem contar comigo. Guimarães precisa de todos.”
Numa mensagem que combinou apelo à ação, o candidato evidenciou o papel de todos na construção do concelho: “Precisamos dos nossos jovens, dos nossos empresários, dos nossos professores, dos profissionais de saúde, dos agricultores, dos dirigentes associativos, dos funcionários do Município… Precisamos de cada um de nós.”
“Sem ideias não há política. Sem ética, não há futuro.”
Ricardo Costa refletiu ainda sobre o papel da política no mundo atual: “Vivemos tempos complexos de incerteza… guerras desumanas, alterações climáticas, desinformação, discursos de ódio. Precisamos de políticas humanistas. Políticas que dignifiquem a política.” Afirmando que a sua candidatura se orienta “pela verdade, pelas soluções e pelo respeito institucional”, garantiu: “Connosco, o eco da verdade será sempre maior do que o ruído da mentira. Preferimos as ideias às polémicas, as soluções aos ataques.”

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães
Segundo Ricardo Costa, a candidatura Afirmar Guimarães tem “os melhores decisores políticos para concretizar o melhor programa, seja no Município ou nas Freguesias.” E acrescentou: “Os candidatos que somos dizem muito – se não tudo – dos Presidentes, Vereadores ou Deputados Municipais que podemos ser.”
No encerramento da sua intervenção, Ricardo Costa lançou o repto a todos os presentes para uma campanha de proximidade e trabalho de terreno: “Queremos chegar com a nossa mensagem e com os nossos candidatos a todos os vimaranenses. Freguesia a freguesia. Rua a rua. Fábrica a fábrica. Escola a escola. Café a café. Porta a porta.”
E concluiu: “A nossa candidatura autárquica abre um novo ciclo. A vontade de servir as pessoas é uma das nossas principais bandeiras. Sei que posso contar com cada uma e cada um de vós. Também sabeis que podeis contar comigo.”
As eleições autárquicas estão marcadas para o próximo dia 12 de outubro de 2025.