Futsal: Piratas de Creixomil pedem respeito pela “verdade desportiva”
Os Piratas de Creixomil integram a lista de clubes signatários de um comunicado enviado à Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Os Piratas de Creixomil integram a lista de clubes signatários de um comunicado enviado à Federação Portuguesa de Futebol (FPF). O conjunto de emblemas solicita uma reunião com a direção da FPF para que sejam “apresentadas soluções que sirvam o futuro do futsal assente na verdade desportiva e no mérito desportivo do presente”. Para além do clube vimaranense, também o Academia de Futsal GD Mata/AAUBI (AF Castelo Branco), o ADCR Caxinas (AF Porto), o ADC S. Mateus (AF Braga), o C. Benfica Golegã (AF Santarém), o CSP Vila Flor (AF Bragança), o GDR Gondarém (AF Viana do Castelo), o S.C.U. Torreense (AF Lisboa) e o Valpaços Futsal (AF Vila Real) assinaram o comunicado.
No documento, os clubes signatários consideram que “na base da pirâmide” da modalidade em Portugal “estão centenas de clubes que participam nas Competições Distritais por todo o país, a quem a FPF se deverá obrigar a respeitar considerando a necessidade de subida de divisão dos clubes em primeiro lugar nos campeonatos distritais no momento de interrupção das competições”, de modo a respeitar “a verdade desportiva e prevenindo um grave prejuízo desportivo com danos irreparáveis na base da modalidade em Portugal”. Os clubes apontam que, não se determinando subidas de divisão esta época, a federação “está a negar o mérito desportivo à data do término das competições”, e isso põe “em causa todas as competições distritais em Portugal”.
Essa decisão “deverá ser revista”, já que, segundo o conjunto de clubes, deixa “todas as competições nacionais e distritais de Futsal que organiza sem qualquer sentido de existência ou programação para a época desportiva 2020/2021”; assim, no comunicado, lê-se que as diferentes tomadas de decisões entre futebol e futsal apontam para uma “discriminação que não dignifica os valores do desporto”. “Ao decidir que clubes irão subir numa determinada competição de Futebol e não o fazer para todas as competições por si tuteladas, a FPF põe em causa não só os próprios estatutos pelos quais se deverá reger, numa decisão desleal e desigual, mas acima de tudo toma uma decisão que envergonha e desrespeita milhares de atletas, dirigentes e treinadores de todo o país”, lê-se ainda.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 8, 2024
Escola Profissional CISAVE, em Guimarães, foi palco a 03 de outubro de um encontro dedicado ao futuro das micro, pequenas e médias empresas do norte de Portugal. A CISAVE é a instituição parceira do projeto "Acelerar o Norte" que acolhe uma das 16 Aceleradoras de Comércio Digital, uma iniciativa que visa transformar digitalmente os negócios da região e "prepará-los para os desafios do futuro", avança a escola em nota enviada às redações.
Outubro 8, 2024
O PSD-Guimarães evoca, hoje, dia 8 de outubro, o aniversário da data de falecimento de Fernando Alberto Matos Ribeiro da Silva, líder da instalação da concelhia de Guimarães do Partido Popular Democrata (PPD), hoje PSD, um "exemplo notável de um político e de um dirigente das principais instituições sociais, culturais e desportivas vimaranenses", vinca a concelhia do partido.
Outubro 8, 2024
Inserido no Mês da Economia, que decorre em outubro em Guimarães, o município promoveu um jantar que que participaram representantes de empresas locais, universidades e associações empresariais, com foco na Inovação Colaborativa e na modernização dos modelos de negócio.