Gala do Desporto reúne e premeia desportistas e personalidades vimaranenses
Os nomes dos distinguidos com as cinco Bolsas de Formação Desportiva serão conhecidos nesta cerimónia.

Paula Ferrão será galardoada com o “Prémio Homenagem” e Rui Costa com o “Prémio Carreira”.

O pavilhão Multiusos será palco, nesta noite de sábado, pelas 21h00, da Gala do Desporto de Guimarães, evento de âmbito anual e que tem organização conjunta da Câmara Municipal de Guimarães e Tempo Livre.
Os nomes dos distinguidos com as cinco Bolsas de Formação Desportiva serão conhecidos nesta cerimónia, precisamente nas categorias de Atleta do Ano (masculino e feminino), Jovem Revelação do Ano (masculino e feminino) e Desporto adaptado.
Rui Costa, de 32 anos, será contemplado com o Prémio Carreira. O antigo nadador, que abandonou a carreira em 2017, foi campeão nacional e é o atual recordista nacional na categoria juvenil B, nos 400 metros livres de Piscina Olímpica, e recordista nacional de juniores nos 400 metros livres de Piscina Curta.
É o atual treinador do Vitória e de João Costa, nadador que já bateu vários recordes nacionais e que está integrado no projeto Olímpico 2024.
Paula Ferrão será premiada com o Prémio Homenagem. Sócia fundadora do CD Xico Andebol e presidente da direção nos anos de 2010 e 2011, foi ainda sócia-fundadora e vice-presidente do Guimagym.
Como dirigente conquistou diversos títulos regionais e nacionais, destacando-se o título de campeã nacional sénior da 1ª divisão em seniores (época 2008/2009), a Taça de Portugal em 2009/2010), e a participação em competições europeias na Challenge Cup (2009/2010 e 2010/2011).
Foi dirigente nacional da Federação Portuguesa de Andebol e homenageada pelo Comité Olímpico Português nas comemorações do Dia da Mulher.
O judoca João Carlos Ribeiro, da Cercigui, vence na categoria de Desporto Adaptado. O Projeto Desportivo do Ano será entregue à Escola EB 23 Virgínia Moura, com o projeto Golfe na Escola- O Grande Prémio do Júri será atribuído ao Clube Caçadores das Taipas pelo seu centenário, enquanto o Prémio de Dirigente do Ano será entregue a Pedro Ribeiro, do polo aquático vitoriano.
Na categoria de Atleta do Ano Feminina, Francisca Jorge (Clube de Ténis de Guimarães), Francisca Machado (AJKP, karaté) e Sofia Smerteniuk (Guimagym, ginástica rítmica) são as candidatas ao prémio.
Nuno Mendes (Vitória, kickboxing), Pedro Gil (Vitória, xadrez) e Pedro Sousa (Vitória, polo aquático) são os candidatos na categoria de Atleta do Ano Masculino.
Na categoria Jovem Revelação feminina, vão à votação Francisca Castro (futebol do Vitória), Rita Cunha (futebol do Tabuadelo) e Vitória Dias (Jiu-Jitsu do Vitória).
Em masculinos, são finalistas Ângelo Fernandes (KTF Team Kempo), Guilherme Silva (Guimagym, ginástica acrobática) e José Pedro Jordão (Vitória, polo aquático).
As Bolsas de Formação Desportiva serão entregues aos distinguidos nas categorias de Atleta do Ano e Jovem Revelação do Ano masculinos e femininas e desporto adaptado.
O Guimagym será laureado com o Prémio Ética do Desporto.
PUBLICIDADE
Partilhar
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 8, 2023
O Vitória recebe este sábado o Sporting CP, e o técnico vitoriano garantiu que a motivação de ganhar é a mesma de todos os jogos e conta com a presença do 12.º jogador nas bancadas.
Dezembro 8, 2023
Matias Damásio sobe ao palco do Multiusos de Guimarães, neste feriado, dia 08 de dezembro, às 22h00. O concerto surge no seguimento dos últimos singles do artista como “O Nosso Beijo” ou “Como Antes”.
Dezembro 8, 2023
As festividades marcam passo para uma eventual candidatura a Património da Humanidade desde 2005