GNR resgata gralha-preta mantida em cativeiro
A ave foi entregue ao Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) do Parque Nacional Peneda Gerês.

O Comando Territorial de Braga, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Guimarães, resgatou na passada semana uma gralha-preta, Corvus corone, que se encontrava em cativeiro em Lordelo, no concelho de Guimarães.

No decorrer de uma ação de patrulhamento, os elementos do NPA fiscalizaram uma mulher de 50 anos que detinha o espécime em cativeiro. Uma vez que é proibida a sua detenção em todas as fases de vida do animal, a suspeita foi identificada, tendo sido elaborado o respetivo auto de contraordenação.
No seguimento da ação, a ave foi entregue ao Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) do Parque Nacional Peneda Gerês.
As ações desenvolvidas pela GNR/SEPNA, na vertente animal, assentam na” realização de ações de fiscalização para prevenir e identificar possíveis situações de incumprimento legal e na realização de ações de fiscalização dos casos denunciados através da Linha SOS Ambiente e Território”, faz saber a Guarda Nacional Republicana, na nota enviada às redações .
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Abril 23, 2025
Mais Guimarães, o semanário digital vimaranense. Gratuito, e com tudo o que precisa de saber!
Abril 23, 2025
A sessão vai acontecer na próxima segunda-feira, dia 28.
Abril 23, 2025
A primeira reunião da Comissão da Comunidade da CVE2026 teve lugar no final da tarde desta terça-feira, 22 de abril, no auditório do Teatro Jordão.