Gonçalo Maia Marques distinguido com o Prémio de História Alberto Sampaio
A prémio vai ser entregue a Gonçalo Maia Marques no dia 01 de dezembro, no Museu Alberto Sampaio, em Guimarães.
O júri a quem está confiada a direção científica do Prémio atribuiu o prémio de 2023 ao investigador Gonçalo Maia Marques, que apresentou um trabalho com o título “Do vinho de Deus ao vinho dos Homens: o vinho, os mosteiros e o Entre Douro e Minho”.
No entendimento do júri, “o trabalho é sustentado numa vasta e variada investigação, tendo o Autor percorrido diversos arquivos do Norte do país (Braga, Viana), do Porto (Arquivo Distrital e Casa do Infante) de Coimbra (AUC) e de Lisboa (ANTT), e analisa o impulso da cultura da vinha por partes das casas monásticas. Com base sobretudo nos Estados da Ordem de S. Bento (de 1629 a 1822), dá a conhecer práticas e técnicas de Viticultura, castas e tipos de vinhedos, estruturas vinícolas de produção e armazenamento, circuitos comerciais, consumos e gostos dos beneditinos de vinho verde e vinho maduro. Este estudo histórico assume-se também como uma contribuição valiosa para a sociedade, fundamentando o património material e imaterial que é o vinho verde na região de Entre Douro Minho.”
De acordo com a rotatividade prevista no Regulamento, este ano a cerimónia de entrega do prémio será realizada no Museu de Alberto Sampaio, no dia 1 de dezembro (A. Sampaio nasceu no dia 1Dez.1841), às 15h30, com programa a anunciar oportunamente. O trabalho vencedor será publicado, ainda de acordo com o Regulamento, na Revista de Guimarães.
O Prémio de História Alberto Sampaio foi instituído em 1995 e visa “homenagear e a manter viva a pessoa e obra de Alberto Sampaio, promovendo o desenvolvimento dos estudos científicos e investigação nas áreas ligadas ao seu legado, em especial, nas disciplinas da História Social e Económica”.
O júri congratulou-se ainda com a elevada qualidade da generalidade dos trabalhos admitidos, versando objetos de estudo de alguma forma relacionadas com as temáticas subjacentes ao âmbito do Prémio Alberto Sampaio.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 9, 2024
Na manhã desta quarta-feira, iria realizar-se a segunda meia final do Torneio de Retórica, no grande auditório da Universidade do Minho. Devido ao mau tempo, e à dificuldade de deslocação dos alunos e professores, o evento foi adiado para data a determinar, adiantou ao Mais Guimarães Francisco Teixeira, presidente da direção da ASMAV.
Outubro 8, 2024
Escola Profissional CISAVE, em Guimarães, foi palco a 03 de outubro de um encontro dedicado ao futuro das micro, pequenas e médias empresas do norte de Portugal. A CISAVE é a instituição parceira do projeto "Acelerar o Norte" que acolhe uma das 16 Aceleradoras de Comércio Digital, uma iniciativa que visa transformar digitalmente os negócios da região e "prepará-los para os desafios do futuro", avança a escola em nota enviada às redações.
Outubro 8, 2024
O PSD-Guimarães evoca, hoje, dia 8 de outubro, o aniversário da data de falecimento de Fernando Alberto Matos Ribeiro da Silva, líder da instalação da concelhia de Guimarães do Partido Popular Democrata (PPD), hoje PSD, um "exemplo notável de um político e de um dirigente das principais instituições sociais, culturais e desportivas vimaranenses", vinca a concelhia do partido.