Grande Prémio do Minho para juniores sai para a estrada entre 19 e 21 de julho

Azurém e Guimarães recebem a caravana velocipédica da prova mais conceituada de estrada da Associação de Ciclismo do Minho no segundo dia de prova.

© Direitos Reservados

A festa do ciclismo júnior regressa às estradas do Minho, de 19 a 21 de julho, com a realização do 34.º Grande Prémio do Minho, com Paredes de Coura (98,2 km), Azurém/ Guimarães (83,5 km) e Vila Nova de Famalicão/Oliveira Santa Maria (96 km) a assumirem um papel de destaque.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, Federação Portuguesa de Ciclismo, com os apoios das Câmaras Municipais de Paredes de Coura, Guimarães e Vila Nova de Famalicão e as Juntas de Freguesia de Azurém e Oliveira Santa Maria, o 34.º Grande Prémio do Minho conta com um pelotão de centena e meia de ciclistas em representação de 25 equipas, sendo 14 portuguesas e 11 espanholas.

Aquela que é considera uma das provas de referência do calendário nacional de juniores – quem se destaca no GP Minho tem conseguido impor-se no mais alto patamar internacional do ciclismo (António Morgado é o mais recente exemplo) – promete três dias intensos, de muita entrega e disputas interessantes em três zonas bem distintas da região do Minho.

Paredes de Coura, Guimarães / Azurém e Vila Nova de Famalicão / Oliveira Santa Maria são os locais eleitos para as três etapas do Grande Prémio do Minho edição 34. A pedalada de arranque será dada pela primeira vez em Paredes de Coura, uma estreia no figurino da prova rainha do Minho para juniores. Seguem-se as já consagradas etapas de Guimarães e Vila Nova de Famalicão.

O GP Minho arranca este ano com uma etapa totalmente nova a disputar em Paredes de Coura no dia 19 de julho, que vai lançar as disputas e dividir, desde logo, os grandes candidatos às várias classificações com duas metas volantes e duas metas de montanha.

Uma etapa que marca o regresso da festa do ciclismo júnior à cidade-berço e que reforça Azurém como uma freguesia “amiga do desporto e do ciclismo” refere a ACM. Esta tirada será a que contará com mais montanha, três metas, e duas metas volantes.

Vila Nova de Famalicão e Oliveira Santa Maria recebem a etapa decisiva e aquela que consagrará o novo vencedor da tradicional prova minhota.

Depois de ter recebido, nos últimos anos, a prova de abertura do GP Minho e a segunda etapa, Oliveira Santa Maria volta a aliar-se à Associação de Ciclismo do Minho para a festa do ciclismo jovem. A partida para a derradeira etapa ocorrerá em Vila Nova de Famalicão e terminará em Oliveira Santa Maria, com duas dificuldades de montanha e duas metas volantes, a consagrarem duas glórias do ciclismo português, Carlos Carvalho (vencedor da Volta a Portugal de 1959 e “Rei da Montanha” por 4 vezes na Volta a Portugal 1955, 58, 60 e 61) e José Azevedo (Campeão Nacional de Estrada em 1966).

Durante os três dias, com três etapas bem distintas, serão diversas as classificações em disputa, nomeadamente, a classificação geral individual por tempos (Camisola Amarela – Arrecadações da Quintã), por pontos (Camisola Verde –Crispim Abreu, Lda), da montanha (Camisola às Bolinhas – Pavimogege), metas volantes (Camisola Vermelha – i9tex), do melhor júnior de primeiro ano (Camisola Laranja – Auto Terror Premium Automotive), do melhor atleta da Associação de Ciclismo do Minho (Camisola Branca – Força Minho) e por equipas.

Tal como tem acontecido nos últimos anos, o Grande Prémio do Minho volta a contar com equipas de peso tanto a nível nacional, como espanholas.

As equipas nacionais (14) que vão estar presentes são: Centro Ciclista de Barcelos/AFF/Flynx/H.M. Motor/Segmento de Época, Landeiro/KTM/Matias&Araújo, Tensai/Sambiental/Santa Marta, ABTF Betão Bairrada, Academia Efapel de Ciclismo, Alcobaça Clube de Ciclismo/ Crédito Agrícola, Centro de Ciclismo de Loulé/Matcliver/Golfejardim/Loulé Doce, DunasVale/Pereira&Gago, Escola de Ciclismo Bruno Neves, LA Aluminios/ Vila Galé/Matos Cheirinhos, Mundimat/SGR Ambiente/CCA Paio Pires, Paredes – Fortunna, Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel, Santa Maria da Feira/Segmento de Época/Reol/Bolf.

Da vizinha Espanha juntam-se 11 equipas: Camargo-Beko (Cantábria), Cambre – Servicios Reunidos (Galiza), Eletromercantil GR100 (Extremadura), Club Ciclista Farto – BTC (Galiza), Padronés – Cortizo (Galiza), Picusa Academy (Galiza), Recambios Callejo (Castela e Leão), Rower Volvo Arregui (País Basco), STM Voltia – Craega (Galiza), Team Grupo Serman (Andaluzia), Team Junior Ciudad de Talavera (Castela-La Mancha).

Daniel Moreira, da equipa conjunta da Tensai/Sambiental/Santa Marta/Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel, foi o vencedor do 33.º Grande Prémio do Minho ao vencer a última etapa, disputada em Viana do Castelo, onde já chegou de amarelo.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES