Grupo Coral de Azurém comemora 70.º aniversário
Com um concerto na Igreja de São Francisco com os Tetr'Acord Ensemble no sábado, dia 19 de março, e com um almoço no dia seguinte, o Grupo Coral de Azurém celebrou 70 anos.

grupo-coral-azurém-barra
Com um concerto na Igreja de São Francisco com os Tetr’Acord Ensemble no sábado, dia 19 de março, e com um almoço no dia seguinte, o Grupo Coral de Azurém celebrou 70 anos.

Enquanto presidente da junta de freguesia de Azurém, Castro Antunes referiu o “percurso notável” do grupo coral, “uma instituição vimaranense que é (também) uma referência na região… no norte… mas também no nosso país”.
Os 70 anos do Grupo Coral de Azurém, são, para o presidente da junta, “igualmente uma data histórica, de resistência e resiliência do canto coral e da cultura musical de quem (muitas vezes) faz do nosso grupo a sua segunda família”.
Em 1952, explica, “o Reverendo Padre José Fernandes Ribeiro aliou o seu gosto pela música à sensibilidade enorme que tinha pelas crianças e, sem hesitar, decidiu reunir um grupo de crianças que frequentavam a catequese na Igreja de Santo António dos Capuchos”. Com o tempo, ganharam experiência e, além de somaram êxitos, fizeram com que o grupo ganhasse credibilidade, “ao ponto de ser distinguido pela Câmara de Guimarães, com a Medalha de Mérito Cultural em Ouro. Estávamos em 2002 e o Grupo Coral completava meio século de existência”.
Castro Antunes adianta ainda que “participar num grupo coral é sentir-se de bem com a vida”. “No momento em que cantamos, esquecemos momentaneamente os nossos problemas, viajamos através das músicas que cantamos, vivemos cada lugar que passamos e, quando sentimos que alguém no público se emociona com as nossas mensagens através da música, então isso é muito compensador”.