Gualterianas: Batalha das Flores e corrida de cavalos regressam a um programa “com muita intensidade”
Foi apresentado, na manhã desta quarta-feira, 28 de junho, o programa das Festas da Cidade e Gualterianas.
Foi apresentado, na manhã desta quarta-feira, 28 de junho, o programa das Festas da Cidade e Gualterianas. Um “programa com muita intensidade, novidades, alguns regressos, e reforços do ponto de vista daquilo que é o centro das festas”, começou por dizer Paulo Lopes Silva, vereador da Cultura e presidente d’A Oficina.
A partir de dia 21 de julho, a alameda Alfredo Pimenta vai ficar mais animada. As diversões continuarão, “e bem – que a experiência mostrou -“, como justificou Domingos Bragança, naquele que tem sido o seu lugar nos últimos anos
Nos últimos dias do mês começará a sentir-se a energia de uma cidade em festa. No dia 27 será, assim, inaugurada a exposição “Pontes de Guimarães”, na escola secundária Francisco de Holanda, organizada pela associação A Muralha. A Feira de Artesanato abre a 28 de julho e, a cumprir 25 anos, pretende “celebrá-los com os artesãos”, disse Catarina Pereira, diretora artística d’A Oficina para as Artes Tradicionais.
Ainda no dia 28, haverá desfile e concentração de grupo de bombos, cantares ao desafio, uma noite de Fado e o Festival de Folclore.
Tal como tem sido habitual, o Fado voltará a tomar conta do largo de Donães ao longo destes dias. Este ano, em colaboração direta entre a A Oficina e a Associação Guimarães Fado, “a quem caberá, por completo, a programação daquela praça”, explicou Paulo Lopes Silva. “Uma perspetiva de colaboração com as entidades do território que se dedicam às mais diferentes atividades”, acrescentou lembrando que esta é “uma realidade já há vários anos em muitos momentos das Gualterianas”.
Os números já habituais da Feira do Gado e do Concurso Pecuário, no dia 5 de agosto, vão ocupar o campo de São Mamede. No mesmo dia, regressa um número que não se realizava desde 2019, a Batalha das Flores, que irá percorrer as ruas da cidade com a vertente sustentável a não ser esquecida. “Pretendemos que corresponda ao desígnio de Guimarães de um território ambientalmente sustentável. Pretendemos que as flores sejam flores naturais. Tudo o que for papel ou outro material não vai haver”, exeplificou Domingos Bragança. Do cortejo farão parte os carros “Portas da Vila”, “Cantarinha dos Namorados”, “Música” e “Animais”, anunciou José Pontes, presidente da Associação Artística da Marcha Gualteriana.
Mais tarde, haverá a arruada e encontro de tocadores de concertina e nova noite de Fados. A fechar o dia, o tradicional fogo de artifício, às 00h00, no largo Condessa da Mumadona.
Sem esquecer a componente religiosa do evento, o vereador da cultura recordou a procissão de São Gualter complementada com as festividades litúrgicas em honra de São Gualter, que decorrem no domingo, dia 6 de agosto. Um dia que começará pelas 09h00, com o desfile e concentração de grupo de bombos e o 20.º desfile de charretes antigas. Contará ainda com fados e um despique de bandas.
Em 2023 regressa ainda a Corrida de Cavalos, na segunda-feira, dia 7 de agosto, às 15h00. “Sentimos que era algo desejado pelas pessoas”, disse Paulo Lopes Silva ao Mais Guimarães.
Regresso aos três dias de concertos
Depois de um ano com um cartaz das Festas Gualterianas que deixou os vimaranenses descontentes, com Expensive Soul e Camané, este será um ano com algumas novidades.
De 4 a 6 de agosto, passarão, pela Plataforma das Artes, Soraia Tavares e Agir, Bianca Barros e D.A.M.A, e Irma e Black Mamba. Um cartaz que apoia alguns artistas emergentes nacionais que abrirão a noite para nomes que estão em alta no panorama nacional.
Um programa que Paulo Lopes Silva considera “reforçado do ponto de vista da sua programação, com mais nomes, todos eles sonantes e de relevo”.
A Marcha Gualteriana irá decorrer na primeira segunda-feira de agosto, dia 7, como manda a tradição. E contará com sete carros já divulgados por José Pontes: carro da Cidade, do Egito, dos Escuteiros, do Centro Social de Brito, da Criança, do Harry Potter, de Gil Vicente, dos 90 anos e o das Balonas.
A Casa da Memória e o Centro Internacional das Artes José de Guimarães estarão abertos “fora de horas”, das 10h00 às 22h00 e terão entrada gratuita de 4 a 6 de agosto.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 5, 2024
Após cinco jogos sem conhecer o sabor da Vitória, os cónegos entraram pressionados no encontro deste sábado frente ao Santa Clara. Sem César Peixoto no banco, por castigo, a equipa do Moreirense garantiu os três pontos através de um golo solitário de Benny.
Outubro 5, 2024
O Vitória Sport Clube quer retomar o caminho dos triunfos no campeonato frente ao Boavista. O encontro com os axadrezados é neste domingo, pelas 15h30, no estádio D. Afonso Henriques.
Outubro 5, 2024
Três miniautocarros elétricos vão fazer transporte de passageiros, a pedido, nos horários e nas zonas do concelho que não têm cobertura pela Guimabus e pela Ave Mobilidade.