Guarda-redes Lucas Furtado é o novo reforço do Vitória até 2028

O Vitória anunciou oficialmente a contratação do guarda-redes brasileiro Lucas Furtado, que assina um contrato válido até 2028. O jovem, natural de Muqui, no estado do Espírito Santo, chega à baliza dos Conquistadores com uma promissora carreira em ascensão.

© VSC

O guarda-redes brasileiro, natural de Muqui, no estado do Espírito Santo, assinou um contrato válido até 2028 e reforça a baliza dos Conquistadores. Formado no CR Flamengo, defendeu a equipa sub-20 no presente ano civil, tendo feito já 17 jogos. Com os cariocas, o jovem atleta de 20 anos sagrou-se bicampeão da Finalíssima Intercontinental sub-20 e da Copa Libertadores sub-20, vencendo os troféus em 2024 e 2025. Com o Mengão, venceu ainda o Brasileiro sub-20 em 2023 e o Brasileiro sub-17 e a Copa do Brasil sub-17 em 2021. Lucas Furtado soma cinco internacionalizações pela Amarelinha.

A primeira visita à Academia do Vitória e ao Estádio D. Afonso Henriques não deixaram margem para dúvidas. “As primeiras impressões foram ótimas. A estrutura é boa, de nível mundial, e fiquei ainda mais empolgado para começar a trabalhar”. Visivelmente feliz pela oportunidade de jogar no continente europeu e de representar os Conquistadores, assume que tem “boas expectativas” e quer ser autor da sua própria história. “Espero entrar rapidamente em campo, respeitando todos os que estavam aqui antes de mim. Quero lutar pelo meu espaço e pela minha oportunidade. Quero escrever a minha história dentro da história do Vitória”, disse.

É para o pai que aponta quando o tema são ídolos e referências tanto no futebol como na vida: “O meu pai é o meu maior ídolo. Ele tentou ser guarda-redes, mas infelizmente a vida não permitiu”. Mas há ainda outro nome que surge na conversa. “O meu pai sempre me chamou de Petr Čech e é curioso porque agora converso com ele no instagram muitas vezes e tenho-o como referência”, explicou. A comparação é fácil de traçar: com 1,97 cm de altura, tem um porte físico semelhante ao do guarda-redes checo. E é a sua força física – e a capacidade de a usar como vantagem – que destaca: “Acho que utilizo bem a minha força a meu favor para chegar a bolas difíceis. Os guarda-redes têm de fazer milagres. Também gosto de jogar com os pés, acho que é importante atualmente e creio que trabalho bem essa característica”.

Lucas Furtado vai juntar-se aos trabalhos dos Conquistadores depois de cumprir um estágio de preparação com a seleção brasileira sub-20. O atleta vai apresentar-se nesta segunda-feira em Atibaia, São Paulo, onde ficará até ao dia 9 de setembro a treinar no Centro de Treinamentos do Red Bull Bragantino para disputar dois jogos amigáveis. Esta é a fase final de preparação para o Mundial do escalão.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS