“Guimarães Canta os Reis” leva tradição popular às ruas e aos palcos
O Município de Guimarães promove a iniciativa “Guimarães Canta os Reis”, que leva os cantares tradicionais às ruas da cidade e culmina num espetáculo no Teatro Jordão.

© CMG
O programa decorre nos dias 10 e 17 de janeiro e envolve nove grupos folclóricos do concelho, num conjunto de arruadas que percorrem o centro histórico, devolvendo a música popular ao espaço público e aos locais de convívio da cidade. As iniciativas pretendem cruzar gerações, memórias e afetos, reforçando a ligação da comunidade às tradições populares.
Em ambos os dias, as arruadas têm início às 15h00, com diferentes grupos a animarem vários percursos da cidade, convergindo no Coreto do Jardim da Alameda, espaço escolhido para o encontro final e para a celebração coletiva dos cantares de Reis.
No dia 10 de janeiro participam o Grupo Folclórico e Etnográfico de Lordelo, o Grupo Folclórico da Corredoura, o Rancho Folclórico de São Cipriano de Tabuadelo e o Rancho Folclórico de Santo Estêvão de Briteiros. Já no dia 17 de janeiro, saem à rua o Grupo Folclórico de Souto, o Grupo Folclórico da Associação Cultural e Recreativa de Conde, o Grupo Regional Folclórico e Agrícola de Pevidém, o Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande e o Grupo Folclórico da Vila de Ponte.
As celebrações culminam na noite de 17 de janeiro, às 21h30, com o concerto “No Natal dos Reis”, pelo grupo Adiafa, no Teatro Jordão. O espetáculo assinala os 25 anos de carreira do grupo e propõe uma viagem musical que cruza o canto a cappella com novas abordagens sonoras, contando com a participação de Carlos Garcia ao piano e do guitarrista vimaranense Manuel de Oliveira. Esta exploração contemporânea está refletida no álbum “Adiafa no Natal dos Reis”.
Os bilhetes para o concerto têm o custo de 7,50 euros, com descontos habituais, e encontram-se disponíveis na plataforma BOL e nas bilheteiras do Centro Cultural Vila Flor, CIAJG, Casa da Memória e Loja Oficina.





