GUIMARÃES CELEBRA O DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS

Visitas guiadas, projeção de multimédia e teatro de marionetas são algumas das atividades a decorrer em Guimarães, no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

Esta quarta-feira, 18 de abril, celebra-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, sob o mote “Património Cultural: de Geração para Geração”. Em Guimarães estão programadas várias atividades, de acordo com a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

No Paços dos Duques de Bragança decorre uma projeção multimédia com as ações de salvaguarda e divulgação do Património que está à guarda do Paço dos Duques. Esta ação destina-se ao público em geral, entre as 10h00 e as 17h30. No mesmo horário, também no Paço dos Duques, realizam-se roteiros sob o mote “Da Vila de Cima à Vila de Baixo”, para o público escolar (2.º e 3.º ciclos). O percurso começa na Vila de Cima, onde estão alguns monumentos ligados à Fundação da Nacionalidade – Castelo e Igreja de São Miguel – e o Paço dos Duques de Bragança, e termina na Vila de Baixo, onde se encontram as principais praças e também o Museu de Alberto Sampaio.

Numa organização da Associação de Amigos do Paço dos Duques de Bragança e do Castelo de Guimarães é apresentado um teatro de marionetas onde dá-se a conhecer, de uma forma muito divertida, episódios marcantes da vida dos primeiros duques de Bragança, D. Afonso e D. Constança. A peça intitula-se “O Afonso e a Constança, primeiros duques de Bragança”, destinada ao público escolar, com sessões às 10h30; 11h15 e 14h30.

No Museu Alberto Sampaio está previsto um teatro de marionetas, designado “Sonhos da Roberta – Há Freiras no Museu e visita à Sala de Santa Clara”. Neste ensaio, pretende-se dar a conhecer a vida conventual das freirinhas de Santa Clara, seguida de uma visita guiada à Sala de Santa Clara, onde se conserva o espólio proveniente deste convento de Guimarães que sobreviveu ao seu encerramento. Destina-se ao público infantil dos 3 aos 8 anos.

Em Caldas das Taipas, assinala-se “2 Séculos de Património Termal nas Taipas (1818-2018)”, com uma visita guiada aos Balneários Termais existentes na Vila de Caldas das Taipas. A par do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios será assinalado os 200 anos em que o termalismo iniciou em força na freguesia. Esta iniciativa tem início às 16h30, numa organização da Junta de Freguesia de Caldelas e Taipas Termal.

No Museu Arqueológico da Sociedade Martins Sarmento, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios será celebrado no sábado, 21 de abril, às 15h30, com a sessão “A Ora Marítima, R. Festus Avienus, segundo Martins Sarmento”. Trata-se de uma sessão evocativa do estudo de Sarmento a propósito da oferta à SMS de uma primeira edição com anotações manuscritas, com Francisco Brito e Gonçalo Cruz.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?