“Guimarães Cidade Natal”: Município implementa medidas de apoio a pessoas com deficiência
A iniciativa “Guimarães Cidade Natal” volta a integrar a acessibilidade como elemento central do seu planeamento. Em nota enviada à Comunicação Social, o Município de Guimarães explica que todas as ações e espaços do programa foram organizados com o objetivo de permitir a participação de pessoas com deficiência ou outras necessidades específicas.

© CMG
Entre as medidas implementadas, destaca-se a existência de estacionamento reservado, mediante dístico, em vários pontos da cidade: Alameda de S. Dâmaso Norte (Escadinhas), Alameda de S. Dâmaso Sul, Largo Valentim Moreira de Sá, Rua Dr. Avelino da Silva Guimarães, Rua de Santo António, Rua Gil Vicente, Rua Val de Donas (junto aos antigos correios), Rua Dr. José Sampaio e Avenida Alberto Sampaio. Paralelamente, estão disponíveis parques públicos acessíveis como o Parque de Camões, Plataforma das Artes, Central Estádio, Centro Cultural Vila Flor, Mercado Municipal e Recinto da Feira Semanal.
Os principais equipamentos do evento têm acessos adaptados, nomeadamente a Casa do Pai Natal, a Árvore de Natal e a Tenda Encantada, esta última com lugares reservados para pessoas com mobilidade condicionada. A roda gigante possui cabines adaptadas e existe uma casa de banho acessível na Alameda de São Dâmaso Sul. A sinalização do evento utiliza pictogramas, facilitando a orientação no recinto.
Para pessoas com sensibilidade aumentada a estímulos, o programa prevê um período diário de redução de luz e som, entre as 14h00 e as 15h00, de 01 de dezembro a 11 de janeiro.
Com este conjunto de medidas, o Município diz procurar garantir que todos os visitantes possam participar nas atividades do “Guimarães Cidade Natal” em condições adequadas às suas necessidades.





