GUIMARÃES COM “MARCA ESTRELA DA REGIÃO NORTE” NO PORTUGAL CITY BRAND RANKING
Património Histórico mantém-se como um dos tópicos mais pesquisados.

Património Histórico mantém-se como um dos tópicos mais pesquisados e com um crescimento anual acima dos 35%. Temas como Turismo Enológico e Gastronómico têm sido cada vez mais alvo de milhares de pesquisas nacionais e internacionais.
Guimarães obteve o estatuto de “Marca Estrela” no ranking da região do Norte e subiu quatro posições gerais a nível nacional na categoria Visitar, no ranking nacional da VI edição da Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking (PCBR).
Segundo o estudo da Bloom Consulting, “a excelente prestação de Guimarães no Portugal City Brand Ranking 2019 valeu aos vimaranenses a distinção de ‘Marca Estrela’ da Região Norte. Se por um lado o Património Histórico se mantém como um dos tópicos mais pesquisados e com um crescimento anual acima dos 35%, outros temas como Turismo Enológico e Gastronómico têm sido cada vez mais alvo de milhares de pesquisas nacionais e internacionais”.
Nesta VI edição do Portugal City Brand Ranking, Guimarães subiu quatro posições da dimensão de Turismo e alcançou a sua melhor posição de sempre no Ranking Nacional nesta categoria, mantendo a sua posição no Ranking Nacional (14.º), o mesmo sucedendo na dimensão de Negócios (12.º) e de Talento (17.º), face à edição anterior.
Segundo o estudo PCBR, “Guimarães apresenta indicadores importantes para sustentar a sua boa performance a nível do Turismo e alcançar um lugar no pódio da região. Guimarães só não supera o Porto e Braga neste tema, sendo que nesta edição aproxima-se cada vez mais destes competidores diretos”.
Num contexto Regional, o posicionamento de Guimarães destaca-se pela evolução em comparação com o anterior estudo, obtendo um quarto lugar no Ranking da Região Norte. Guimarães foi premiado como “Marca Estrela da região Norte” ao subir uma posição no ranking. O município subiu duas posições na categoria de Visitar, ocupando, assim, a 3.ª posição da região Norte. Nas dimensões de Turismo e Negócios, Guimarães manteve e reforçou a sua posição face à edição anterior, ocupando assim a 5.ª posição e a 4.ª posição, respetivamente. Nesta edição o Guimarães viu a sua nota global do Ranking aumentar de 4,95 para 5,14.
Através da análise aos seguidores no Facebook, Twitter, Instagram, entre outras Redes Sociais discriminadas na secção de metodologia deste estudo, é possível perceber que Guimarães apresenta um desempenho muito equilibrado na atração de visitas e interação com o portal online oficial do Município e na participação nas Redes Sociais, ocupando o 8.º e 19.º lugares nacionais, respetivamente. No que diz respeito à Região Norte, Guimarães ocupa a 2.ª posição no Desempenho Online e é o 8.º Município mais seguido nas redes sociais entre os 86 que compõem a Região Norte de Portugal.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Fevereiro 9, 2025
O Moreirense saiu, no sábado, do Estádio da Luz com a sensação de que poderia ter chegado ao empate.
Fevereiro 9, 2025
Um trabalho de ilustração realizado pelo General Ribeiro Arthur e pelo Mestre Alberto de Sousa.
Fevereiro 9, 2025
O empate a zero em Famalicão deixou sentimento de frustração dentro e fora de campo. Domingo há dérbi com o Braga, em casa.