Guimarães com crescimento no turismo superior a Braga e Viana do Castelo

Guimarães registou um aumento no setor do turismo durante os primeiros seis meses de 2024, com um crescimento de 11,3% nas dormidas turísticas em comparação com o ano anterior.

© Mais Guimarães

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), este resultado coloca o concelho à frente de outros destinos importantes como Braga, que registou um crescimento de 2,6%, e Viana do Castelo  que cresceu 7,1%, além de superar a média de Portugal Continental (4,1%), a região Norte (5,8%) e a Área Metropolitana do Porto (6,4%).

Paulo Lopes Silva, vereador da Câmara de Guimarães, destaca o impacto positivo das novas estratégias de promoção turística adotadas, como o Turismo Criativo e de Experiências, o Turismo Industrial e o processo de Certificação de Guimarães como Destino Turístico Sustentável. Segundo o autarca, “estas iniciativas visam impulsionar o turismo de forma sustentável, assegurando benefícios para a economia local a longo prazo”.

Os primeiros três meses de 2024 já demonstravam esta tendência de crescimento, com um aumento de 1526 dormidas em janeiro, 2731 em fevereiro e 6720 em março, sendo este último o mês mais forte no volume de turistas que pernoitaram no concelho. Embora abril tenha registado um aumento mais modesto, com 607 dormidas adicionais, a tendência geral manteve-se positiva.

Guimarães consolida-se, assim, como um dos principais destinos turísticos do norte de Portugal, reforçando a sua posição como um local de eleição para turistas nacionais e internacionais.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES