Guimarães dá palco à dança contemporânea
Dançando com a Diferença terá entrada gratuita.
Nos próximos dias 30 de abril, 1 e 2 de maio, a dança contemporânea vai ser protagonista em Guimarães com A Oficina a apresentar novas coproduções num fim de semana marcado pelo Dia Mundial da Dança.
Na sexta-feira, 30 de abril, às 19h00, Hugo Calhim Cristovão & Joana von Mayer Trindade estreiam em absoluto o seu último espetáculo no palco do Pequeno Auditório do Centro Cultural Vila Flor.O espetáculo, interpretado por Sara Garcia e Bruno Senune, numa coprodução d’A Oficina com o Theatro Circo, Centro Cultural de Belém e Asta-Festival ContraDança.
No sábado, 1 de maio, às 11h00, Guimarães recebe outra estreia muito especial, que assinala os 20 anos de existência da companhia Dançando com a Diferença, um projeto piloto, criado em 2001, na Região Autónoma da Madeira, que junta em palco pessoas com e sem deficiências por uma só causa: dançar. Sob a direção artística de Henrique Amoedo, a Dançando com a Diferença tornou-se uma referência nacional e internacional, ocupando um patamar de referência dentro do panorama artístico europeu quando falamos de arte inclusiva.
Mílton Branco e Telmo Ferreira assumem o papel de intérpretes, cocriadores e assistentes da coreógrafa Vera Mantero, nesta peça coproduzida pel’A Oficina e a Dançando com a Diferença, com apresentação marcada para o Grande Auditório do CCVF.
Glottis, da coreógrafa francesa Flora Détraz, encerra este fim de semana dedicado à dança no dia 2 de maio, às 11h00, desta vez na Black Box do Centro Internacional das Artes José de Guimarães.
Os ingressos para assistir às criações de Hugo Calhim Cristovão & Joana von Mayer Trindade e Flora Détraz têm um custo de 7,50 eur ou 5,00 eur com desconto, podendo ser adquiridos nas bilheteiras dos equipamentos culturais geridos pel’A Oficina – Centro Cultural Vila Flor, Casa da Memória de Guimarães, Centro Internacional das Artes José de Guimarães, Loja Oficina – ou online em www.aoficina.pt.
O espetáculo de Vera Mantero para a companhia Dançando com a Diferença terá entrada gratuita. Trata-se de um espetáculo acessível com audiodescrição.
Programado pel’A Oficina, Vaamo share oque shop é Beiro Pateiro será, também, apresentado no âmbito do Quadrilátero Cultural, um projeto que promove e valoriza o património cultural e natural da região de Barcelos, Braga, Famalicão e Guimarães, através de ações de programação artística e cultural em rede. Após a estreia em Guimarães, o espetáculo vai passar pelo Jardim do Mosteiro de Tibães (Braga) a 17 de julho, pela Alameda do Mosteiro de Landim (Famalicão) a 23 de julho, e pelo Largo Dr. José Novais (Barcelos) a 30 de julho.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Janeiro 17, 2025
Em destaque, a reportagem sobre a ADCL - Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais, e para o trabalho de âmbito social e cultural que, há 30 anos, desenvolve junto da população de uma das áreas mais rurais do concelho.
Saiba o que pensam os vitorianos sobre a extraordinária campanha que o Vitória está a realizar na Conference League. Conheça Débora Ferreira, jovem investigadora que está a trabalhar na procura de cura para o cancro da mama, e as histórias por trás do sucesso que a Escola de Dança Flávia Portes alcançou no All Dance World, nos Estados Unidos.
Isto e muito, muito mais, na revista Mais Guimarães, a revista mais lida do concelho. Gratuita e muito interessante!
Janeiro 17, 2025
Nélson Oliveira e Ramirez estão aptos para irem a jogo.
Janeiro 17, 2025
Todas as partidas estão marcadas para as 15h00, entre sábado e domingo.