GUIMARÃES DEFENDE UMA CIDADE MODERNA CENTRADA NAS PESSOAS

A vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Adelina Pinto, marcou presença no Fórum de Lançamento do Plano de Ação da Agenda Urbana, promovido pelo Eixo Atlântico.

“As cidades modernas centram-se nas pessoas, na criação de agendas centradas no desenvolvimento de cada pessoa, promovendo territórios mais equilibrados e com melhor qualidade de vida”. Foi desta forma que a vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães; Adelina Pinto, expôs os argumentos no Fórum de Lançamento do Plano de Ação da Agenda Urbana, promovido pelo Eixo Atlântico.

Esta ação decorreu na Corunha (Espanha), esta quinta-feira, 15, onde o Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, organismo que agrega 38 municípios portugueses e galegos, apresentou o seu Plano de Ação da Agenda Urbana, um instrumento orientador para a construção das cidades do futuro na Eurorregião. “O Município de Guimarães desenvolve um trabalho voltado para as pessoas, assente num melhor ambiente numa política de equidade e de igualdade de oportunidades”, realçou Adelina Pinto, no debate alusivo às novas políticas urbanas, que contou com as participações de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga; Xulio Ferreiro, alcaide da Corunha; Ada Colau, alcadesa de Barcelona; Alfredo Garcia, alcaide de O Barco de Valdeorras e Fernando Pizarro, alcaide de Plasencia.

Desde 2014 o Eixo Atlântico trabalha numa Agenda Urbana para a Eurorregião Galiza-Norte de Portugal, a primeira transfronteiriça da União Europeia e que reúne os interesses dos 38 municípios membros, seguindo-se agora o plano de ação, com um marco de referência dotado de instrumentos para conseguir os objetivos acordados.

Apresentada em junho de 2017, a Agenda Urbana do Eixo Atlântico é um instrumento ao serviço do sistema urbano Galiza-Norte de Portugal que visa, entre outros, potenciar o desenvolvimento territorial equilibrado, garantir a competitividade global assente numa economia local sólida e promover comunidades urbanas inclusivas, tolerantes e democráticas.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?