Guimarães destaca projeto enquanto cidade-piloto na Smart City Expo World Congress 2025
Guimarães, em conjunto com Porto e Lisboa, participa num projeto inovador, City4Climate – Digital Twins for Climate Action, que tem como missão melhorar a qualidade de vida no ambiente urbano.

© CMG
A edição deste ano da Smart City Expo, que decorreu de 4 a 6 de novembro, em Barcelona, voltou a ser o maior encontro mundial de inovação urbana, com mais de 1.100 expositores e 27 mil participantes de 143 países, acolhendo também os eventos Tomorrow.Mobility, Tomorrow.Building e Tomorrow.Blue Economy, sendo um palco ideal para acelerar projetos de inovação urbana em parceria com cidades e empresas de todo o mundo.
No certame, Guimarães apresentou o projeto City4Climate que visa monitorizar e reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, através do uso de “gémeos digitais”, réplicas digitais tridimensionais da cidade que integram dados em tempo real de sensores, satélites e plataformas municipais, que simulam cenários permitindo avaliar o impacto de diferentes políticas antes da sua implementação. O projeto financiado, visa transformar a cidade num laboratório de experimentação urbana, permitindo tomadas de decisão mais rápidas e informadas para alcançar a neutralidade carbónica até 2030.
Para Município, este modelo escalável e replicável, contribui para alcançar as metas da Missão Cidades da União Europeia e do Pacto Ecológico Europeu, colocando o concelho na “linha da frente” das políticas inovadoras de governança e sustentabilidade.
City4Climate – Digital Twins for Climate Action
O City4Climate, coordenado pela NOVA Cidade – Urban Analytics Lab (NOVA IMS), é um projeto com dois anos previstos de duração, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e está a criar uma plataforma de gémeos digitais para Guimarães, Porto e Lisboa, promovendo também a sua aplicação em Aveiro, Oeiras e Vila Nova de Famalicão. O consórcio reúne entidades académicas, tecnológicas e municipais como a Tek Privacy, DevScope, CCG/ZGDV, AdEPorto, Ubiwhere, Porto Digital, Lisboa E-Nova, Porto Business School e a Universidade de Aveiro.
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Fevereiro 10, 2026
Carlos Barroca, candidato à Presidência da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), vai apresentar o seu programa eleitoral no próximo dia 12 de fevereiro, quinta-feira, às 21h00, no Pavilhão Multiusos de Guimarães.
Fevereiro 10, 2026
Nesta segunda-feira, 9 de fevereiro, durante uma operação de fiscalização rodoviária na cidade de Guimarães, a Polícia deteve um homem de 49 anos por crime de desobediência.
Fevereiro 10, 2026
O evento, que começa às 14h30, contará com a participação de diversos artistas e grupos, todos voluntários.
Fevereiro 10, 2026
A Guimarães 26 - Capital Verde Europeia formalizou esta segunda-feira, 09 de fevereiro, uma parceria estratégica com o Grupo Versa, que passa a assumir o papel de main sponsor do projeto. O acordo foi oficializado numa cerimónia no Laboratório da Paisagem, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, do presidente do Grupo Versa, Daniel Carvalho, e da direção da Guimarães 26.
Fevereiro 10, 2026
O Serviço Municipal de Proteção Civil alerta para um agravamento significativo das condições meteorológicas no concelho de Guimarães nesta terça e quarta-feira, dias 10 e 11 de fevereiro.
Fevereiro 10, 2026
A Vitória, Futebol SAD anunciou a cessação do vínculo contratual com a atleta Inês Azevedo, conhecida no meio desportivo por Náná, colocando termo à ligação que unia ambas as partes.





