Guimarães e Dijon reforçam laços de geminação com foco na viticultura e gastronomia

Na manhã de quarta-feira, 4 de junho, o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, recebeu nos Paços do Concelho a presidente da Câmara Municipal de Dijon, Nathalie Koenders.

© CMG

O encontro teve como principal objetivo fortalecer a geminação entre as duas cidades, com destaque para futuras colaborações nas áreas da viticultura e da gastronomia. Refere a autarquia vimaranense que a visita institucional permitiu não só a troca de cumprimentos entre os representantes municipais, mas também a definição de eixos estratégicos de cooperação, nomeadamente através de projetos de intercâmbio e partilha de conhecimento entre os dois territórios.

Dijon, cidade francesa situada na região da Borgonha, é reconhecida internacionalmente como porta de entrada da Rota dos Vinhos da Borgonha, uma das mais reputadas regiões vitivinícolas do mundo. É também uma referência da gastronomia francesa, sendo sede da Cidade Internacional da Gastronomia e do Vinho — um espaço multifuncional que reúne exposições permanentes e temporárias, escola de culinária, workshops, lojas, livraria, escola de vinhos, hotel e restaurantes.

Guimarães, com a sua tradição enogastronómica e nos produtos locais, vê nesta relação “uma oportunidade para desenvolver parcerias que promovam a identidade cultural e o desenvolvimento sustentável”. Segundo Domingos Bragança, “este é um passo importante na criação de pontes entre duas cidades que partilham uma forte ligação ao território, à tradição e à inovação”.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS