Guimarães e Vitrus conquistam primeiro lugar em candidatura europeia para transição climática
O Município de Guimarães e a empresa municipal Vitrus Ambiente foram distinguidos com o primeiro lugar entre os projetos selecionados pelo programa Horizon Europe, no âmbito da Missão da União Europeia para Cidades Inteligentes e com Neutralidade Climática.

© Vitrus
A candidatura conjunta obteve a pontuação mais elevada entre todas as propostas apresentadas, assumindo a liderança do consórcio europeu periASTY. Este consórcio reúne nove zonas periurbanas europeias com compromissos firmes em direção à neutralidade carbónica: Guimarães (Portugal), Dublin (Irlanda), Limassol (Chipre), Ljubljana (Eslovénia), Marselha (França), Helmond (Países Baixos), Kalamata (Grécia), Łódź (Polónia) e Sisslerfeld (Suíça). Juntos, estes territórios trabalham em soluções integradas para enfrentar os desafios da transição climática em áreas periurbanas.
O projeto periASTY centra-se em quatro eixos estratégicos — Mobilidade, Energia, Indústria e Governança — com objetivos de promover a mobilidade sustentável e acessível; reduzir emissões de gases com efeito de estufa e melhorar a qualidade do ar; criar modelos de negócio sustentáveis para comunidades energéticas locais; aumentar a eficiência energética e descarbonizar a atividade industrial; e ainda reforçar a governação e o planeamento urbano nestes contextos periféricos.
Este reconhecimento europeu “reforça o posicionamento de Guimarães como território de referência na ação climática e na inovação urbana, e sublinha o papel ativo da Vitrus Ambiente na implementação de soluções sustentáveis que promovem a coesão territorial e a transição ecológica”, lê-se numa nota de imprensa.
Enquanto Autoridade de Transportes, o Município de Guimarães reafirma ainda “o seu compromisso com o desenvolvimento de políticas de mobilidade sustentáveis, capazes de responder eficazmente às necessidades da população, alinhando-se com os objetivos de neutralidade carbónica e preservação ambiental”.
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Junho 22, 2025
A Vila de Ponte assinalou este sábado, 21 de junho, os 30 anos da sua elevação a vila, numa cerimónia solene marcada por homenagens, distinções e o reforço dos laços institucionais com a cidade francesa de Tourcoing.
Junho 21, 2025
A 13ª edição da Feira Afonsina já decorre em Guimarães, transformando o centro histórico da cidade num cenário medieval vivo, até ao dia 24 de junho.
Junho 21, 2025
No âmbito das comemorações da Batalha de São Mamede e dos 30 anos da elevação de Ponte à categoria de Vila, foram inaugurados na manhã deste sábado, na freguesia de Ponte, três novos espaços públicos: um Parque Canino, no Parque de Ínsua, a ligação entre os Parques de Lazer da Ecovia do Ave e um Parque Infantil no Monte da Carreira.
Junho 20, 2025
Fundada em 2006, a Sinfonia das Cores consolidou-se como uma referência na venda de material para construção civil, com especialização em tintas, sistemas de isolamento térmico (capotto) e repintura automóvel.
Junho 20, 2025
A requalificação integral do edifício da Junta de Freguesia de Ponte, situado no Largo da Igreja, está em fase de conclusão. A inauguração está marcada para o dia 29 de junho e integra o programa dos 30 anos de Ponte como Vila.
Junho 20, 2025
A Vimágua está a executar uma empreitada de extensão das redes de abastecimento de água e drenagem de águas residuais na Freguesia de Brito, na União de Freguesias de Leitões, Oleiros e Figueiredo, e na União de Freguesias de Airão Santa Maria, Airão São João e Vermil, num investimento de 236 mil euros.