Guimarães recebe encontro europeu dedicado à habitação acessível e sustentável
O Município de Guimarães e a CASFIG realizaram recentemente uma sessão de trabalho com os técnicos responsáveis pelo projeto europeu SHAPE II – Affordable Housing Initiative European Partnership, iniciativa liderada pela Housing Europe e financiada pela União Europeia.

© CMG
Durante a reunião foram analisados os principais desafios que o concelho enfrenta no setor da habitação, bem como as formas de adaptar o apoio técnico que o projeto disponibilizará nos próximos meses. O SHAPE II prevê o acompanhamento e suporte especializado para o desenvolvimento de soluções inovadoras na área da habitação acessível e sustentável.
A iniciativa enquadra-se na estratégia do executivo municipal para reforçar as políticas públicas de habitação, considerada uma das prioridades da autarquia. O objetivo passa também por aprofundar a participação de Guimarães em redes e projetos europeus que promovam respostas habitacionais mais acessíveis, inovadoras e de qualidade.
Neste contexto, Guimarães vai acolher, nos dias 28 e 29 de abril, os Affordable Housing Initiative Days, um encontro europeu dedicado à habitação acessível e sustentável. O evento deverá reunir especialistas, técnicos e representantes institucionais de várias cidades europeias para debater soluções e políticas públicas para o setor.
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Agosto 3, 2026
As Festas de Nossa Senhora da Oliveira, Padroeira de Guimarães, regressam entre os dias 6 e 16 de agosto, reunindo um programa que alia celebrações religiosas, momentos de tradição e iniciativas culturais. A edição de 2026 assinala ainda o regresso da organização à Irmandade de Nossa Senhora da Oliveira da Paróquia de Nossa Senhora da Oliveira, contando com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães.
Agosto 3, 2026
A Câmara Municipal de Guimarães aprovou, na reunião do executivo desta segunda-feira, a proposta de revisão do Regulamento Municipal de Apoio às Instituições Sociais, um documento que pretende reforçar a transparência, o rigor e a objetividade na atribuição dos apoios financeiros às instituições que desenvolvem atividade na área social no concelho.
Agosto 3, 2026
Guimarães vai contar de novo com Eduardo Faustino ao leme da equipa principal de voleibol masculino. Depois de uma primeira época muito acima das expectativas, o clube decidiu renovar a confiança no técnico natural de Espinho, que se estreou em Guimarães em 2025/26, na sua primeira experiência como treinador principal de uma equipa masculina
Agosto 3, 2026
A Câmara Municipal de Guimarães prevê um aumento significativo da oferta de vagas em creches já a partir de setembro, com especial incidência nos berçários, onde se concentra atualmente a maior procura. A garantia foi dada pelo presidente da autarquia, Ricardo Araújo, no final da reunião do executivo desta segunda-feira.
Agosto 3, 2026
A Marcha Gualteriana encerra esta segunda-feira, 3 de agosto, mais uma edição das Festas da Cidade e Gualterianas, e o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, mostrou-se confiante de que o desfile voltará a afirmar-se como um grande momento. A Marcha Gualteriana celebra esta noite os 120 anos da sua história.
Agosto 3, 2026
As Festas da Cidade e Gualterianas chegam esta segunda-feira, 3 de agosto, ao seu momento de despedida. Depois de vários dias marcados por concertos, iniciativas culturais, celebrações religiosas e visitantes nas ruas de Guimarães, a cidade prepara-se para viver os dois últimos grandes momentos da edição de 2026: a Corrida de Cavalos e a emblemática Marcha Gualteriana.





