Guimarães no roteiro das cidades a visitar durante o período de Natal

O "Guimarães Cidade Natal" decorre entre 01 de dezembro e 01 de janeiro e coloca a cidade berço na rota dos territórios onde o Natal é vivido com maior intensidade. Os vimaranenses e visitantes são convidados a desfrutarem da magia desta quadra e também a conhecerem o que de melhor Guimarães tem para oferecer. O Mais Guimarães esteve à conversa com Paulo Lopes Silva, vereador da Cultura e Turismo na Câmara Municipal.

© Leonardo Pereira / Mais Guimarães

Segundo o vereador, a realidade mostra que, em Portugal, ao longo dos últimos anos, tem havido uma aposta muito forte na programação das cidades natal, das vilas natal e das aldeias natal.
“E Guimarães, naturalmente, pelas condições de base excecionais que todos entendemos que temos, porque temos um centro histórico magnífico, um centro da cidade muito bonito, uma forma acolhedora de receber as pessoas, decidimos também acompanhar esta tendência”, justificou ao Mais Guimarães Paulo Lopes Silva.

Há dois anos, o município fez uma “primeira experiência” e o resultado foi imediato: um Toural cheio para assistir à abertura da Guimarães Cidade Natal de 2021. Em pouco tempo, o município conseguiu introduzir Guimarães nesse roteiro das cidades a visitar durante o período de Natal, e isso “nota-se ainda mais este ano, com o reforço da programação”, adiantou o vereador.

© Leonardo Pereira / Mais Guimarães

Este ano, no arranque do programa houve já espetáculo musical, animação nas ruas e ao longo do primeiro fim-de-semana, pelo Mercado de Natal, localizado no Largo Condessa do Juncal, passaram cerca de 25 mil visitantes, segundo os números da autarquia. “Começamos a sentir esse retorno, e em várias vertentes, quer ao nível dos participantes do ponto de vista artístico, quer também nos mercadores e no artesanato, em que temos uma participação significativa de vimaranenses”, reforçou Paulo Lopes Silva.

No Mercado de Natal há 17 bancas e mais três expositores, um conjunto significativo de artesãos e oferta alimentar, “muito diversa, com muita qualidade”. Há artesanato mais local, de Guimarães, e artesanato de fora. Na seleção, o município teve o cuidado de perceber “que se complementam, não sejam concorrentes, e não concorram também com o comércio de rua que já existe na cidade”.

É objetivo do município que o Guimarães Cidade Natal promova uma maior dinâmica nas ruas da cidade berço, até porque, este “é um período muito importante para o comércio e a hotelaria”, e é fundamental, considera o vereador, que quem nos visite “encontre o melhor que Guimarães tem. E o melhor é a nossa gastronomia, os nossos vinhos, o nosso artesanato, são os nossos artistas e a nossa programação cultural. São ainda as lojas de rua, o nosso comércio e a nossa restauração. Isso é mostrar Guimarães”, reafirmou.

© Leonardo Pereira / Mais Guimarães

Além da iniciativa municipal, Paulo Lopes Silva espera que haja também iniciativa privada, da parte dos comerciantes. “E felizmente vamos vendo em várias artérias da cidade e do concelho, porque temos comércio espalhado por todo o concelho, especialmente no centro das vilas, algum comércio a dar essa resposta. Quando a cidade está dinamizada, e o concelho também, quando as pessoas estão na rua, é importante que os comerciantes tenham as suas portas abertas para poderem receber quem nos visita”, vincou.

Quanto à programação, Paulo Lopes Silva destaca dois ou três grandes momentos musicais, como o concerto de Sofia Escobar que aconteceu a 09 de dezembro na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, o concerto de Ano Novo pela Orquestra de Guimarães, no dia 01 de janeiro, e depois uma programação de Concertos de Natal por entidades locais de grande nível, como os Jovens Cantores de Guimarães, o Quarteto de Cordas ou a Banda Filarmónica de Pevidém. Tudo isto complementado com animação itinerante, de rua, e no Mercado de Natal, com espetáculos numa tenda destinada exclusivamente a esse fim.

© Leonardo Pereira / Mais Guimarães

Haverá ainda a Passagem de Ano no Toural, numa parceria com a Associação Vimaranense de Hotelaria, num programa muito direcionado para a juventude, “Porque queremos que também os jovens, para além das crianças e das famílias, usem a cidade e sintam que têm oferta para si”, referiu também o vereador.

© Eliseu Sampaio/ Mais Guimarães

Paulo Lopes Silva espera que os vimaranenses desfrutem da Guimarães Cidade Natal e deseja que tenham um Natal “passado com saúde, na companhia de todos, sobretudo daqueles que nos são mais próximos, e um natal também em paz”, lembrando o que está a acontecer na Ucrânia ou nos territórios de Israel e da Palestina. “Em Guimarães ainda somos capazes de sentir paz, mas temos de lembrar que há entre nós gente a fugir desses conflitos. E, naturalmente, desejo um natal com muita alegria para todos também”.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES