GUIMARÃES NOC NOC DE REGRESSO PARA A OITAVA EDIÇÃO

 

O Guimarães noc noc volta a acontecer no primeiro fim de semana de outubro de 2018 (dias 05, 06 e 07). Nesta edição, a organização estabeleceu uma parceria com o Grupo de Investigação em Estudos Performativos da Universidade do Minho, organizador do Colóquio Internacional “Intimidade e Performance” que vai juntar no Centro Internacional das Artes José de Guimarães e na Plataforma das Artes e da Criatividade, nos dias 04, 05 e 06 de outubro, profissionais, investigadores, estudantes e performers de várias nacionalidades. Depois, todos se fundem com o Guimarães noc noc 8 criando oportunidade para os artistas mostrarem o seu trabalho, ao mesmo tempo que nos permitirá desfrutar uma espécie de tour internacional de performances, com especial destaque para uma representativa comitiva brasileira, responsável por cerca de 20 projetos performativos que vão enriquecer a oitava edição do Guimarães noc noc.

As verdadeiras portas do Festival abrem-se no dia 06 de outubro, sábado, às 15h00, com um momento produzido pelo artista francês Patrice Barthés protagonizado no largo da Oliveira pelos alunos do curso de Teatro da Universidade do Minho, e encerram no domingo, madrugada dentro, com a PARTYing produzida e orientada por Cosmin Manolesco, referência mundial da dança contemporânea que nos visita da Roménia com o alto patrocínio do respetivo Ministério da Cultura.

Logo na sexta-feira, e porque é feriado nacional, haverá já alguma programação. Em modo soft opening, acontecem alguns concertos e performances e a sempre aguardada Festa Warm-Up para receber os artistas participantes. A programação segue no sábado e no domingo (dias 06 e 07), integrando exposições de artes plásticas, fotografia, vídeo, artesanato e design, multimédia, concertos, performance, dança e teatro, criados por mais de 350 artistas dos três aos 70 anos de idade, num total de 218 projetos. Um dos parceiros da organização, a BeStitch, empresa têxtil vimaranense exportadora de linhos de alta qualidade com reconhecimento internacional, vai ser responsável por um dos momentos mais inusitados do Festival, na noite de sábado. Para quem quiser apanhar o Combóio Guimarães noc noc, disponibilizado pela CP a preços especiais, pode fazê-lo na Estação de S. Bento no Porto às 12h20 de sábado e fazer a viagem até Guimarães ao som de um concerto e outros projectos artísticos surpresa.

Para a oitava edição chegaram à Ó da Casa! – Associação Cultural inscrições vindas de Moçambique, Áustria, Brasil, Chile, Espanha, França, Alemanha, Roménia, Holanda, Argentina, Japão e de 30 localidades portuguesas, de Paredes de Coura, no Minho, até Lagos, no Algarve. Serão mais de 60 horas de programação artística non-stop. Serão mais de 60 horas de programação artística non-stop.

 

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?