Guimarães oficializa compromissos com a UE para a Capital Verde Europeia 2026
Guimarães deu esta sexta-feira, 6 de junho, mais um passo no caminho da sustentabilidade ao assinar, com a Direção-Geral do Ambiente da União Europeia, a Carta de Intenções no âmbito da Capital Verde Europeia 2026.

© Laboratório da Paisagem
A cerimónia decorreu na Alameda de São Dâmaso e simbolizou o compromisso formal da cidade com um conjunto de responsabilidades associadas ao título europeu.
No documento agora firmado, o município compromete-se a organizar pelo menos três eventos internacionais em áreas verdes da Europa, além de promover iniciativas nacionais, regionais e locais que reflitam a visão sustentável de Guimarães. Estão também previstas a celebração de datas-chave, como o Dia Internacional do Ar Limpo para um Céu Azul (ONU) e o Dia Sem Carros, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, em setembro.
Guimarães acolherá ainda a cerimónia de abertura oficial da Capital Verde Europeia e a entrega dos prémios da Comissão Europeia, entre outras iniciativas que reforçam o seu protagonismo ambiental a nível europeu.
O Diretor-Geral do Ambiente da União Europeia elogiou a persistência e o mérito de Guimarães ao conquistar o título, destacando o percurso e os resultados alcançados pela cidade em matéria de sustentabilidade.
Como gesto simbólico, Bragança anunciou ainda a construção de um edifício-modelo em Guimarães, dotado das mais modernas soluções sustentáveis. O presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança, lançou o desafiou o responsável europeu a escolher Guimarães como sede da próxima reunião da Missão “100 Cidades com Impacto Climático Neutro”, prevista para 2026.