GUIMARÃES PEDALA ATRAVÉS NO EDUMOVE-TE

Programa municipal abrange escolas, empresas e freguesias do concelho. As ações de formação e sensibilização iniciaram no mês passado.

© Direitos Reservados

Chama-se EduMove-te e tem como objetivo pôr as escolas, empresas e freguesias do concelho a pedalar. O programa tem o cunho da Câmara Municipal de Guimarães (CMG), que está a desenvolver “um conjunto de ações” no âmbito do mesmo.

Segundo o comunicado enviado pela CMG, as ações começaram já em outubro, decorrendo ainda este mês, e procuram contribuir para “a adoção de comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável pela utilização da bicicleta, formando e capacitando a comunidade para o uso da mesma, de forma segura e responsável, promovendo rotinas para a sua utilização de forma regular e motivando para o uso das infraestruturas cicláveis do concelho”. O programa conta com três medidas: “A Bicicleta na Escola”, “Capacitar multigeracionalmente para a mobilidade ciclável” e “Partilha de bicicletas elétricas no âmbito dos serviços do Município”.

Nas escolas, já decorreram campanhas de formação e sensibilização, para além de “oficinas de regras e orientações de bom comportamento ciclável”. Citada no comunicado, a vereadora do Ambiente, Sofia Ferreira, salientou que “o objetivo principal passa por promover boas práticas de mobilidade sustentável e a formação de novos utilizadores sensibilizando-os para a importância dos modos suaves nos movimentos pendulares”. Sofia Ferreira acrescentou ainda que é importante “fomentar a criação de rotinas para o posicionamento da bicicleta como meio de transporte, desmitificando a cultura da bicicleta apenas como instrumento de lazer”.

Em marcha encontra-se ainda a ação “clusters cicláveis”, que alarga as zonas periurbanas com as juntas de freguesia do concelho. “As ações que estão a decorrer resultam de uma candidatura da Câmara Municipal de Guimarães ao Fundo Ambiental”, conclui o comunicado.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?