Guimarães prepara-se para acolher o Dia Nacional do Marinheiro em 2026
Guimarães foi escolhida para receber, em junho de 2026, as comemorações do Dia Nacional do Marinheiro.

© CMG
“É uma honra para Guimarães poder acolher o Dia Nacional do Marinheiro e prestar reconhecimento a todos aqueles que, ao serviço do mar e do país, desempenham um papel essencial muitas vezes longe do olhar público”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, durante a conferência “Na Rota Para o Dia Nacional do Marinheiro 2026”, promovida pela Delegação dos Fuzileiros do Minho, no passado sábado, 13 de dezembro, na sede do Círculo de Arte e Recreio (CAR).
A conferência serviu para apresentar o pré-programa das celebrações, que incluirão simultaneamente o 46.º Encontro Nacional de Marinheiros e o 3.º aniversário da Delegação dos Fuzileiros do Minho, eventos que decorrerão entre 25 e 27 de junho de 2026. A data de 25 de junho assinala o Dia do Marinheiro, que homenageia a importância dos profissionais do mar no comércio internacional, na economia e os riscos inerentes à sua profissão.
A escolha de Guimarães para acolher as comemorações decorre da candidatura apresentada pela Delegação dos Fuzileiros do Minho, com o apoio do Município de Guimarães e da Irmandade da Penha. Durante a conferência, foi também apresentado o logótipo oficial do 46.º Encontro Nacional de Marinheiros, que servirá como elemento identitário das celebrações.
O evento contou com a presença do presidente da delegação dos Fuzileiros do Minho, do presidente da Associação de Fuzileiros e do Comandante da Zona Marítima do Norte, em representação do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, reforçando o enquadramento institucional das comemorações, que contam com o apoio da Marinha Portuguesa.





