Guimarães presta homenagem aos constituintes eleitos pelo círculo de Braga em 1975
A iniciativa integra o programa intermunicipal “48 anos a não esquecer. 50 para celebrar” e é promovida pela Comissão de Homenagem aos Democratas do Distrito de Braga.

© CMG
O Município de Guimarães vai acolher, no próximo domingo, dia 01 de junho, pelas 17h00, no Teatro Jordão, uma cerimónia de homenagem aos candidatos e constituintes eleitos pelo círculo de Braga à Assembleia Constituinte de 1975.
Esta homenagem insere-se num ciclo iniciado em 2022, que tem percorrido o distrito de Braga “com o objetivo de valorizar o contributo de homens e mulheres que marcaram a Revolução de Abril e participaram ativamente na construção do regime democrático em Portugal”.
Com um caráter transversal, intergeracional e inclusivo, o programa procura recuperar memórias do período do Estado Novo e dar voz a quem lutou pela liberdade, “envolvendo diferentes gerações numa reflexão partilhada sobre a importância da democracia”. Sob o lema “Memória e Liberdade”, a sessão vai destacar o papel fundamental dos constituintes de 1975 na redação da Constituição da República Portuguesa de 1976, documento que estabeleceu as bases do atual regime democrático.