GUIMARÃES RECEBE COMEMORAÇÕES DO DIA INTERNACIONAL CONTRA A CORRUPÇÃO

Comemorações nacionais reúnem organizações e ativistas que se têm destacado no combate à corrupção em Portugal. Evento agendado para 9 de dezembro, na Plataforma das Artes e Criatividade.

© Mais Guimarães

As comemorações portuguesas do Dia Internacional Contra a Corrupção, instituído pelas Nações Unidas em 2003, decorrem este ano em Guimarães, numa organização conjunta da Câmara Municipal e das associações Transparência e Integridade, Frente Cívica e Associação Sindical dos Profissionais da Inspeção Tributária e Aduaneira. A efeméride, que se assinala mundialmente a 9 de Dezembro, comemora a assinatura da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção.

“É com muito gosto que acolhemos em Guimarães as comemorações do Dia Internacional Contra a Corrupção. O combate contra a corrupção é o combate pela democracia que exige, da parte dos poderes públicos, o desenvolvimento dos mecanismos de participação pública e a aproximação aos cidadãos”, diz o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança. “A cidade de Guimarães e a Câmara Municipal não podiam deixar de responder à chamada”, acrescentou.

As comemorações nacionais reúnem organizações e ativistas que se têm destacado no combate à corrupção em Portugal, com intervenções de Domingos Bragança, Paulo de Morais, João Paulo Batalha, Nuno Barroso e Ana Gomes. “As próprias Nações Unidas defendem o papel de liderança da sociedade civil no combate à corrupção. É justo e apropriado que as comemorações em Portugal sejam encabeçadas pela sociedade civil, que cada vez mais tem feito ouvir a sua voz em defesa desta agenda inadiável”, diz o presidente da Transparência e Integridade, João Paulo Batalha.

O evento, que decorrerá na manhã de 9 de dezembro na Plataforma das Artes e Criatividade de Guimarães, terá dois painéis, dedicados ao impacto histórico da corrupção em Portugal e à prioridade da proteção de denunciantes. Contará com intervenções de Domingos Bragança, Paulo de Morais, João Paulo Batalha, Nuno Barroso e Ana Gomes.

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?