Guimarães recebe Oficinas de Criação do Festival Vaudeville Rendez-Vous

Criar, ocupar e usufruir do espaço público. São estas as palavras de ordem das atividades de mediação do Festival Vaudeville Rendez-Vous 2022.

© Direitos Reservados

A 8ª edição da iniciativa arranca já a 18 de julho com as Oficinas de Criação, que vão decorrer em cada uma das quatro cidades que compõem o Quadrilátero Cultural – Barcelos, Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão – estando, ainda, prevista uma apresentação final da criação desenvolvida. Paralelamente, a pensar nos estudantes, profissionais e entusiastas das artes performativas, o Festival Vaudeville Rendez-Vous vai acolher, ainda, uma masterclass. Já direcionada aos programadores e agentes artísticos, o evento irá contemplar uma sessão de pitching. As inscrições para as diferentes iniciativas podem ser feitas através do site www.teatrodadidascalia.com.

Ao longo de quatro dias, os mais novos vão ser também desafiados a pensar e criar a partir das potencialidades expressivas dos corpos em relação com o espaço público. Das Oficinas Criativas vão surgir criações, a partir de ações mais ao menos improváveis, desenvolvidas através das artes performativas: do teatro à dança, passando pelo circo e pela música. Em cada uma das cidades que acolhem o Festival Vaudeville Rendez-Vous, um artista – como Naiana Padial, Marisa Oliveira, André Araújo ou a estrutura Coração nas Mãos – irá partilhar a sua técnica com os participantes, construindo, em conjunto, a apresentação final que irá subir aos diferentes “palcos” do evento.

As Oficinas de Criação vão decorrer nas quatro cidades que compõem o Quadrilátero Cultural e terão lugar em Barcelos (no Parque da Cidade), Braga (nos Claustros da Rua do Castelo) e Vila Nova de Famalicão (no Bairro da CAL), entre os dias 18 e 21 de julho, das 14h30 às 18h30. As criações vão ser apresentadas a 21 de julho, às 18h00, em cada uma das cidades, nos espaços onde as Oficinas de Criação foram desenvolvidas. Já em Guimarães, a iniciativa decorre entre os dias 19 e 22 de julho, das 14h30 às 18h30, no Jardim do Vila Flor, sendo que a apresentação final irá subir “a palco” no dia 22 de julho, às 18h00. Os participantes podem inscrever-se através do formulário disponível no site do Teatro da Didascália. As Oficinas de Criação de Barcelos e Guimarães são dirigidas a jovens até aos 18 anos. Já a atividade de Famalicão poderá ser vivida por crianças e adolescentes entre os 10 e os 14 anos. A oficina de Braga destina-se exclusivamente ao Grupo de Ginástica Artística do Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio.

A 20 de julho, às 10h30, irá decorrer, na Casa do Território – Parque da Devesa, em Vila Nova de Famalicão, a Masterclass Los Galindos. A companhia catalã de circo de rua fundada em 1992 irá, desta forma, não só apresentar o espetáculo “MDR – mort de riure”, como também, partilhar o seu processo de trabalho e criação. Esta atividade, orientada pela equipa multidisciplinar de artistas experientes e pensantes que compõem a companhia Los Galindos, é dirigida a estudantes, profissionais ou, simplesmente, curiosos das artes performativas. A inscrição é gratuita.

À semelhança da edição passada, o Festival Vaudeville Rendez-Vous 2022 vai acolher um showcase de artistas e trabalhos na área de circo. Esta apresentação, em formato de discurso expositivo, tem como objetivo promover os profissionais da área, assim como as suas criações, junto de programadores nacionais e internacionais que marcam presença no evento. A sessão de pitching é restrita a programadores e agentes artísticos e irá decorrer a 22 de julho, às 11h00, no Auditório da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga.

©2022 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?