Guimarães recebe visita técnica no âmbito da preparação do EURESFO

Guimarães recebeu, esta quarta-feira, uma visita técnica da equipa organizadora do European Urban Resilience Forum (EURESFO), no âmbito da preparação do evento que irá decorrer na cidade entre 17 e 19 de junho, integrado na agenda de Guimarães 26 – Capital Verde Europeia.

© CMG

A comitiva foi recebida por Alberto Martins, vereador do Ambiente e da Ação Climática do Município de Guimarães, que acompanhou a equipa durante uma “visita destinada a dar a conhecer as boas práticas desenvolvidas no concelho, bem como os principais desafios e oportunidades que servirão de base à reflexão durante o fórum”, refere a autarquia.

O EURESFO 2026 terá como tema “Abordagens integradas à resiliência que vão além da adaptação” e pretende promover a participação cidadã, a inovação e a cooperação a nível local e regional, reunindo representantes de cidades, especialistas, decisores políticos e diversos atores públicos e privados.

Durante a visita, Alberto Martins destacou a habitação e a mobilidade como desafios centrais do atual executivo municipal, sublinhando “a necessidade de discutir estratégias que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população”. O vereador enfatizou ainda a importância de combater a pobreza energética e de adaptar o parque habitacional existente aos novos riscos climáticos, defendendo soluções que garantam habitação digna, eficiente e acessível, aliando a adaptação climática à justiça social.

A edição deste ano do EURESFO funcionará como um espaço interativo e informal, centrado na discussão e na ação prática. Ao longo dos três dias de trabalhos, serão debatidas soluções baseadas na natureza, políticas de adaptação, modelos de investimento, governação e gestão de dados, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de comunidades urbanas mais resilientes.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS