Guimarães reforça aposta ambiental com novo Centro de Inovação da Vitrus

A inauguração do CIVA insere-se nas comemorações dos 15 anos da Vitrus Ambiente.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

O novo Centro de Inovação Vitrus Ambiente (CIVA) foi oficialmente inaugurado, este sábado, em Guimarães, numa cerimónia que contou com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, João Manuel Esteves, do presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, e do presidente do Conselho de Administração da Vitrus Ambiente, Sérgio Castro Rocha.

Integrado na recém-criada Casa de Dardos, o CIVA “pretende ser uma plataforma de promoção da sustentabilidade, inovação ambiental e modernização dos serviços públicos”. A infraestrutura acolhe também os serviços de Mobilidade, Fiscalização Ambiental e o projeto Guarda-Rios, alargando a resposta operacional da empresa municipal.

O Secretário de Estado do Ambiente elogiou o trabalho desenvolvido em Guimarães, sublinhando o “papel exemplar” da Vitrus Ambiente. “Este é um exemplo concreto de como a administração local e as suas empresas municipais podem liderar processos de inovação ambiental ao serviço da comunidade. A Câmara Municipal de Guimarães está a dar cartas nesta área e isso é bom para a região e para o país”, afirmou João Manuel Esteves.

Também Sérgio Castro Rocha destacou a importância estratégica do novo centro. “O CIVA representa um investimento na modernização dos serviços públicos urbanos, através da inovação e da valorização dos recursos internos da empresa. Numa segunda fase, será um espaço aberto à comunidade para que todos possam apresentar ideias e desenvolver projetos em prol do ambiente e da sustentabilidade”, explicou.

Para o presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança, esta aposta reforça o posicionamento de Guimarães como território de referência na área ambiental. “Faz todo o sentido a criação deste Centro de Inovação, porque a Vitrus quer ser líder nas suas áreas de intervenção, como os resíduos e a mobilidade. A formação constante dos trabalhadores é essencial e a Vitrus tem desempenhado um papel determinante nesse sentido. Esta inauguração reforça a nossa aposta em soluções sustentáveis, inteligentes e integradas”, defendeu.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS