GUIMARÃES TAMBÉM É “CIDADE EDUCADORA”

© Mais Guimarães

A Rede Territorial Portuguesa de Cidades Educadoras tem um novo membro: o Município de Guimarães assume o papel de “cidade educadora”. Este sábado, 30 de novembro, assinala-se o Dia Internacional da Cidade Educadora, e o lema é “Escutar a Cidade para a Transformar”.

Segundo comunicado da Câmara Municipal de Guimarães, destacam-se, no dia, “programas e iniciativas várias em Guimarães” no âmbito do “diálogo permanente”, de forma a “ouvir as pessoas para dar respostas possíveis àquilo que são as suas pretensões ou ideais”, como explicou a vereadora para a Educação, Adelina Paula Pinto.

Segundo o mesmo documento, a vereadora “destaca que Guimarães é um território que ‘corresponde aos objetivos’ definidos para as Cidades Educadoras”. Exemplo disso são as “iniciativas da Câmara Municipal na interação com as pessoas para a transformação do território”, como o Eco-Parlamento, o serviço de Educação e Mediação Cultural (com A Oficina) ou ainda o Plano Municipal da Juventude.

“Ouvimos e dialogámos com as instituições, juntas de freguesias, escolas, associações no âmbito do Conselho Consultivo da Estrutura de Missão Guimarães 2030, assente numa estratégia de cumprir os objetivos para a sustentabilidade ambiental. Temos o Conselho Consultivo do Presidente, que reúne diversas entidades e é aberto ao público para debater questões da atualidade, como fizemos recentemente com a mobilidade ou comércio, numa abertura total à população para a transformação do território que todos desejamos”, refere a também vice-presidente do Município de Guimarães.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?