Guimarães terá o seu primeiro posto de abastecimento a hidrogénio verde

Guimarães prepara-se para receber o seu primeiro posto de abastecimento de hidrogénio. O anúncio foi feito esta segunda-feira, dia 16 de outubro.

© Eliseu Sampaio/Mais Guimarães

À margem da conferência “Economia – Inovação & Fábrica do Futuro” que teve lugar no Teatro Jordão, em Guimarães, e abordou o tema “Construir uma economia netzero: o contributo das políticas públicas e privadas”, o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, acompanhado por António Cunha, presidente da CCDR-N e Ricardo Esteves, do grupo PetroTec, apresentaram um “projeto-piloto inovador”.

Guimarães terá o seu primeiro posto de carregamento a hidrogénio verde instalado na sede da empresa concessionária de transportes públicos do concelho de Guimarães, a Guimabus, na freguesia de Serzedelo.

© Eliseu Sampaio/Mais Guimarães

Domingos Bragança anfatizou a importância deste projeto como “mais um passo a caminho da descarbonização e da transição energética que Guimarães está a percorrer. É um projeto inovador que terá seguimento para desenvolvimento do Grupo Petrotec”, disse o edil vimaranense.

Guimarães está a dar um “exemplo claro de como as parcerias podem impulsionar a inovação e criar soluções eficazes para os desafios ambientais do futuro”, acrescentou.

Recorde-se que Guimarães é uma das cidades-piloto da “Missão Cidades” da União Europeia, cujo objetivo é atingir a neutralidade climática em 2030.

Questionado pelos jornalistas sobre se este projeto espera o apoio dos municípios e do Governo na transição da mobilidade elétrica para o hidrogénio, Ricardo Esteves, da Hellonext, marca do Grupo Petrotec, sediada em S. João de Ponte, referiu que esta aposta “privada não avançou à espera de apoios” e que seguirá naturalmente o seu caminho.

Já sobre se o futuro é elétrico ou a hidrogénio, afirmou qua as duas formas de mobilidade verde coexistirão no futuro e que serão importantes para que se atinja a meta da “neutralidade carbónica em 2050″.

Mas, para que se alcance esse propósito é necessário “descarbonizar os sectores da economia, entre eles a mobilidade. Foi isso que fizemos, apresentando soluções tanto para ligeiros como para pesados”.

A Petrotec tem um posto pronto a instalar em Guimarães e quer “exportar a solução para o resto dos mercados. A ideia é mostrar em Guimarães e ao mundo que esta é uma solução segura”, referiu o responsável pela empresa.

O Grupo Petrotec é o maior produtor europeu de equipamentos para postos de combustível que, no segmento da mobilidade sustentável, está apostada em disponibilizar “soluções inovadoras no domínio do carregamento de veículos elétricos e do hidrogénio”.

© CMG

O anúncio da implementação deste projeto-piloto, com a instalação de um primeiro posto de carregamento de hidrogénio, vem no seguimento da visita que Domingos Bragança fez, a 04 de julho, à sede da empresa no Parque Industrial de Ponte e que teve, na altura, como objetivo ficar a conhecer os avanços registados no desenvolvimento de equipamentos destinados a estações produtoras e distribuidoras de hidrogénio verde, que estavam em fase de testes.

No encontro entre a comitiva municipal e a equipa da Petrotec, foi apresentado o projeto de H2 da Hellonext.

O edil vimaranense manifestou então a sua intenção de converter a frota municipal de veículos pesados e de transporte de passageiros em veículos movidos a hidrogénio verde, “enquanto fonte de energia limpa para a mobilidade sustentável”.

Na visita estiveram presentes também os responsáveis da empresa de transportes Guimabus, que detém a concessão do transporte público rodoviário de passageiros no concelho de Guimarães, e que não descartaram a possibilidade de poderem adicionar à sua frota veículos movidos a hidrogénio. A sede da Guimabus, agora, vai acolher o primeiro posto de carregamento de hidrogénio do concelho.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES