Guimarães volta a afirmar-se como referência internacional em transparência e ação ambiental
Guimarães integra, pelo terceiro ano consecutivo, a lista A do CDP - Carbon Disclosure Project, de acordo com os dados divulgados em 2025.

© CMG
Guimarães é uma das 120 cidades em todo o mundo e uma das cinco em Portugal, a par de Porto, Braga, Maia e Matosinhos, a alcançar a classificação A do CDP, organização ambiental global sem fins lucrativos que avalia o desempenho das cidades na divulgação e gestão de dados ambientais.
Esta distinção reflete a estratégia de sustentabilidade do município, enquadrada no ecossistema de governança Guimarães 2030. O CDP teve em consideração indicadores relacionados com a divulgação de riscos, necessidades e oportunidades climáticas, o investimento em projetos definidos como prioritários e a apresentação de soluções aplicáveis noutros contextos.
A classificação “A”, atribuída pelo CDP, foi alcançada entre mais de 700 cidades que reportaram dados ambientais através do CDP-ICLEI Track em 2025. A avaliação foi realizada por uma comissão independente, com base em parâmetros que analisam o nível e o impacto da divulgação pública de dados ambientais.
Para obter esta pontuação, Guimarães manteve um inventário de emissões à escala urbana e cumpriu um dos critérios exigidos pelo CDP: a existência de um plano de ação climática. O plano inclui uma avaliação dos riscos e da vulnerabilidade climática, bem como uma meta de adaptação climática, com medidas dirigidas aos impactos atuais e futuros das alterações climáticas.
O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, refere que “voltar a integrar a lista A do CDP confirma o trabalho desenvolvido pelo município na área da transparência e ação ambiental”. Segundo o autarca, “esta distinção valida as políticas municipais implementadas”, acrescentando que o reconhecimento surge no ano em que Guimarães detém o título de Capital Verde Europeia.
Com esta classificação, Guimarães mantém-se entre as cidades avaliadas com pontuação A pelo CDP no domínio da divulgação e gestão de dados ambientais.





