Guimarães volta a liderar políticas ambientais europeias até 2027
Guimarães vai continuar a desempenhar um papel de destaque na rede europeia Eurocities, ao renovar a presidência (chair) do grupo de trabalho de Áreas Verdes e Biodiversidade e ao assumir, em parceria com Oslo, a vice-presidência (co-chair) do grupo de Resíduos do Fórum Ambiental. O novo mandato estende-se até 2027.

© CMG
A decisão consolida a posição do município como referência nas políticas ambientais a nível europeu, reforçando o alinhamento com os objetivos do European Green Deal, da economia circular e da promoção da biodiversidade urbana — áreas que contribuíram para a escolha de Guimarães como Capital Verde Europeia 2026.
Para o vereador do Ambiente e Sustentabilidade, Alberto Martins, esta distinção “é o reconhecimento do trabalho que Guimarães tem vindo a desenvolver no campo da sustentabilidade ambiental e da cooperação europeia”. O autarca sublinha ainda que “liderar dois grupos de trabalho da Eurocities é, acima de tudo, uma oportunidade para continuar a desenvolver e partilhar políticas e práticas que tornam as cidades mais verdes, resilientes e sustentáveis”.
Refira-se que, através do Laboratório da Paisagem, o município já era chair do grupo de Áreas Verdes e Biodiversidade, sendo responsável por gerir juntamente com a Eurocities as cidades-membro dos grupos, para que avancem de forma coerente e coordenada.
Estas funções incluem, também, assegurar ainda que as atividades e discussões estão alinhadas com os objetivos e temáticas do fórum e com as prioridades e metas da União Europeia. Além disso, Guimarães presta apoio para as consultas públicas e relatórios técnicos da rede.





