Há 10 anos a chover lá dentro!
É verdade, chove lá dentro, e há dez anos! Este título que faz capa da edição desta semana do Mais Guimarães foi alvo de debate interno antes de ser colocado na primeira página do Jornal.
Pensamos em colocar ali um “infiltrações prejudicam o património”, ou “há uma década com infiltrações”, ou outro “Comunidade desespera por intervenção”, e por aí adiante… algumas foram, de facto, as opções colocadas em cima da mesa.
Mas na verdade, e com todas as letras, temos que o dizer claramente: CHOVE LÁ DENTRO HÁ DEZ ANOS! A comunidade da Costa está deseperada e o património está a perder-se de dia para dia.
Na semana passada visitei a Igreja acompanhado pelo padre Carlos, o pároco que serve aquela comunidade. Chovia, mesmo a sério, num dos altares laterais, e havia baldes pela igreja que tinham de, naturalmente, ser esvaziados com regularidade.
A comunidade faz o que pode para tentar proteger o património e também frequentar o espaço com alguma segurança, sem que esteja garantida. A realidade afasta fiéis e visitantes. Há vários anos que, por exemplo, o acesso ao lindíssimo coro alto está proibido.
As infiltrações têm provocado quedas do reboco das paredes, o apodrecimento de madeiras, quebras de eletricidade, uma realidade que vai piorando a cada ano que passa.
Nada é feito. O edifício é do Estado e a fábrica da Igreja está impedida de ali realizar obras. O Estado não parece ter pressa em resolver o problema. Domingos Bragança, presidente da câmara, já prometeu, há vários anos também, que tudo faria para resolver a situação.
NADA SE FEZ e está tudo pior. E quanto mais tempo passa, mais perdemos todos.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Setembro 17, 2024
Os Bombeiros Voluntários de Riba de Ave foram alertados para o acidente, que ocorreu na Via Intermunicipal, na vila de Serzedelo, pelas 00h06.
Setembro 17, 2024
Na próxima sexta-feira, dia 20 de setembro, pelas 22h00, no Polidesportivo das Taipas, decorrerá o último concerto da temporada cultural dos Banhos Velhos.
Setembro 17, 2024
Nesta quinta-feira, 19 de setembro, a nave principal do campus de Azurém, em Guimarães, recebe quatro dezenas de spin-offs, start-ups e interfaces nas áreas de engenharia, tecnologia e design, além de palestras, elevator pitches e momentos para novas colaborações e oportunidades de negócio. A iniciativa chama-se “Inovar & Empreender” e tem entrada livre para o público em geral.