Horácio Vale deixa a vereação da Câmara de Vizela

Horácio Vale está em desacordo com o processo de designação dos candidatos.

barra_regiao_horácio_vale
Horácio Vale diz estar contra “política oportunista e mercenária” da Distrital e da Nacional do PS. O vereador demissionário, eleito como independente pelo Partido Socialista, está em desacordo com a decisão do Secretariado da Federação de Braga do PS de avocação do processo de designação dos candidatos de Vizela às próximas eleições autárquicas.
Foto: Rádio Vizela

A sua decisão de Horácio Vale foi comunicada na quarta-feira, dia 31 de março, à estrutura local do partido e tem efeitos imediatos.

Na missiva enviada por Horácio Vale é invocada a decisão da Federação de Braga do PS “de se submeter inteiramente aos desígnios pessoais de Victor Hugo Salgado para que este decida pessoalmente, em Vizela, as candidaturas do partido nas próximas eleições autárquicas, determinam uma alteração substancial das orientações até agora assumidas pelos diferentes órgãos do partido”, como a razão para a saída.

“Face a este quadro de mudanças radicais e antidemocráticas dos decisores distritais do PS, em que o seu único objetivo é conseguir recuperar, a qualquer preço, a governação da Câmara de Vizela, Horácio Vale sublinha que “deixou de fazer qualquer sentido” a sua participação no projeto que, entre os objetivos, pretendia “a regeneração do partido ao nível concelhio”.

“Na política os meios não justificam os fins”, afirma e acrescenta que só lhe “resta assumir a única decisão que salvaguarda alguma coerência com os valores, princípios e objetivos que nortearam a participação, como independente, nas listas do PS nas eleições autárquicas de 2017, ou seja, a renúncia ao cargo de vereador”.

“A política oportunista e diria mesmo mercenária dos decisores políticos distritais e nacionais ao ignorarem totalmente a vontade democrática dos militantes, dos simpatizantes e dos órgãos concelhios do PS, obrigam-me a esta decisão de rutura completa com tais procedimentos”, afirma ainda Horário Vale”, justifica Horácio Vale.

A Rádio Vizela cita a a presidente da Federação Concelhia, num documento que terá enviado para o Secretariado do PS. Neste documento, Dora Gaspar afirma que “apesar do esforço para que o mesmo se mantivesse no cargo, decorrente de ser representativo dos vizelenses que em 2017 votaram neste projeto e, sobretudo, pelo enorme contributo que deu para a dignificação do PS Vizela e para a política autárquica local, tal não aconteceu”.

A líder concelhia dos socialistas de Vizela compreende a decisão de Horácio Vale e reconhece que lhe manifestou a sua “tristeza para com esta decisão”. “Agradeci toda a colaboração, compreensão, solidariedade e empenho que ao longo do mandato sempre manifestou quer para comigo pessoalmente quer para o PS Vizela, e pedi desculpa pelo facto do PS nos estar a colocar nesta posição”.

“Os eleitos do PS na Câmara e na Assembleia Municipal mantiveram uma postura de silêncio em sinal de respeito pelo Partido Socialista enquanto organização política, na esperança de que esse respeito fosse correspondido por aqueles que em termos distritais, nacionais e locais têm participação neste processo. O que até ao momento, não aconteceu” lê-se no mesmo documento.

Horácio Vale ocupava o cargo de vereador do PS na Câmara Municipal de Vizela desde março de 2018, depois de João Ilídio Costa ter renunciado ao cargo. Eugénio Silva é o nome que se segue na listas socialistas.

A demissão acontece no momento em que PSD e CDS-PP renovam acordo de coligação

A demissão acontece na mesma altura em que PSD e CDS-PP ,quarta-feira, dia 31 de março, fecham novo acordo de coligação. Os partidos renovam assim o acordo anterior. Fica a faltar apenas formalizar procedimentos, dentro dos órgãos de cada um dos partidos para que o acordo seja viabilizado.

 Ainda antes de serem iniciadas as conversações com o CDS/PP, o PSD Vizela já tinha indicado o nome de Jorge Pedrosa como candidato à Câmara Municipal de Vizela.

O anúncio formal do acordo entre PSD e CDS-PP acontecerá nas próximas semanas.

O atual presidente da Câmara, eleito pelo Movimento Vizela Sempre, Victor Hugo Salgado, já anunciou que irá concorrer, nas próximas eleições autárquicas, com o apoio do Partido Socialista.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES