Hospital de Guimarães realiza primeiras cirurgias assistidas por robot
Três Especialidades Clínicas da ULSAAVE - Unidade Local de Saúde do Alto Ave, estão já preparadas para aplicar esta tecnologia aos utentes da região: Urologia, Ginecologia e Cirurgia Geral. Outras se juntarão em breve, adianta fonte da Unidade Local de Saúde, e alargarão, assim, o âmbito de intervenções realizadas por este processo.

Nesta sexta-feira, dia 14 de março, o Serviço de Urologia realizou as primeiras duas intervenções Cirúrgicas utilizando o recém-adquirido Robot Cirúrgico da ULSAAVE.
O Serviço de Urologia da Unidade Local de Saúde do Alto Ave, EPE, através de uma Equipa Multidisciplinar e Diferenciada (Médicos, Enfermeiros, Assistentes, TSDT, farmacêuticos, entre outros) liderada pelos cirurgiões José Preza Fernandes e Pedro Sousa Passos realizou hoje as duas primeiras cirurgias assistidas por robot nesta região. As cirurgias efetuadas foram para tratamento de cancro da próstata e consistiram na remoção total desta glândula – prostatectomia radical – para o tratamento desta doença oncológica.
Esta inovação, insere-se no plano daUnidade Local de Saúde em valorizar-se numa “aposta nos seus recursos humanos e físicos, através de equipamentos inovadores, ao nível das melhores práticas dos grandes centros hospitalares nacionais e internacionais”.
A unidade hospitalar terá, a partir de agora, este equipamento ao serviço da sua população, o que lhe permitirá oferecer as técnicas mais avançadas no tratamento do cancro da próstata localizado e localmente avançado. Esta possibilidade traz aos utentes desta ULSAAVE, a possibilidade de uma recuperação mais rápida e segura, nomeadamente no que toca à função sexual e continência urinária, acrescenta a fonte hospitalar.
Aa nota enviada à comunicação social, a ULSAAVE vinca o “papel fundamental dos seis municípios a que pertence esta ULSAAVE (Guimarães, Fafe, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Mondim de Basto e Vizela) bem como à Comunidade Intermunicipal, que desde o início, de forma fervorosa e pró-ativa, se têm esforçado para trazer as mais relevantes e inovadoras metodologias de prestação de cuidados de Saúde para a nossa região”.
A introdução deste Robot Cirúrgico é apresentado como “um passo gigante, que irá trazer uma grande satisfação e orgulho a toda a comunidade do SNS, particularmente à população que esta Unidade Local de Saúde serve”.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Abril 18, 2025
A série Daqui Houve Resistência estreia na RTP1 no dia 25 de abril, sendo transmitida em horário nobre, após o Telejornal, pelas 21h00. A produção conta com cinco episódios, exibidos entre 25 de abril e 02 de maio. Os episódios ficam disponíveis na plataforma RTP Play.
Abril 18, 2025
A vereadora da Educação da Câmara Municipal, Adelina Pinto, manifesta preocupação face ao aumento significativo de crianças com necessidades educativas especiais muito graves, que têm sido.
Abril 18, 2025
Chegou ao fim mais uma edição da campanha solidária “Cabazes de Páscoa”, promovida pelo Lions Clube de Guimarães. A iniciativa contou com a colaboração de várias entidades locais e permitiu a recolha de alimentos essenciais para compor 54 cabazes destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social.