Hospital de Retaguarda regional poderá ficar em Braga
A proposta foi lançada pelo Ministério da Saúde e tem em conta a evolução do cenário epidemiológico no distrito.
A proposta foi lançada pelo Ministério da Saúde e tem em conta a evolução do cenário epidemiológico na região.
O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, anunciou, esta segunda-feira, a existência de uma proposta do Ministério da Saúde, para que, em articulação com o Corpo Clínico do Hospital Senhora da Oliveira, o Hospital de Braga, a Escola de Medicina da Universidade do Minho e o Exército Português, seja criado um Hospital de Retaguarda de âmbito regional. O Hospital poderá instalar-se possivelmente no Regimento de Cavalaria Nº 6, em Braga, de forma a dar resposta às necessidades dos hospitais de Guimarães e de Braga.
Segundo o autarca, existe a possibilidade de, no caso de uma alteração do cenário epidemiológico, se avance para a instalação de um Hospital de Retaguarda em Guimarães. “Neste momento, e segundo os responsáveis do Corpo Clínico do Hospital Senhora da Oliveira, o quadro da pandemia no concelho de Guimarães permite que se avance para uma solução regional. E isso é positivo, pois significa que o número de infetados no concelho não é tão grave como inicialmente se previa, não pondo em causa uma eficaz capacidade de resposta do nosso Hospital. Contudo, a todo o momento podemos estar a falar de uma realidade diferente que nos leve a voltar à primeira forma”, disse Domingos Bragança.
Segundo o boletim da Direcção Geral de Saúde, o concelho de Braga registava até à meia-noite de ontem, 856 casos confirmados de covid-19. Segundo a mesma fonte, para efeitos comparativos, o concelho de Guimarães registava 401.
Recorde-se que, inicialmente, estava prevista a instalação de um Hospital de Retaguarda no Multiusos de Guimarães.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 26, 2024
António Miguel Cardoso saudou a chegada de Daniel Sousa ao Vitória Sport Clube. O presidente dos conquistadores garantiu ao novo treinador que este passará a ter “um clube e uma cidade a lutar por ele” em todas as batalhas em que estiver envolvido.
Dezembro 26, 2024
Daniel Sousa foi apresentado por António Miguel Cardoso em conferência de imprensa nesta quinta-feira, 26 de dezembro, no auditório do estádio D. Afonso Henriques. O novo técnico da equipa principal assina um contrato de um ano e meio. Daniel Sousa já orientou a equipa no treino da tarde, de preparação para o último jogo do ano, no Algarve, frente ao Farense. O encontro está agendado para domingo pelas 15h30.
Dezembro 26, 2024
“Ficámos contentes por conseguir corresponder às expetativas das pessoas”, disse o presidente da Junta ao Mais Guimarães, referindo que, na realidade, “esta agregação, em termos de comunhão e partilha entre as pessoas, não existiu, não houve a verdadeira agregação entre os povos”. Tiago Rodrigues comentou a desagregação da sua União de Freguesias, que acontecerá nas próximas eleições autárquicas, em setembro ou outubro de 2025.