Multiusos de Guimarães vai acolher Hospital de Retaguarda

© Direitos Reservados

O Multiusos de Guimarães é o espaço definido para servir de Hospital de Retaguarda, “resultado de um processo em análise pela Câmara Municipal de Guimarães, Hospital Senhora da Oliveira e ACES do Alto Ave”, anuncia comunicado do município. Esta estrutura de apoio visa “desenvolver tratamento de assintomáticos e acolher doentes com sintomas ligeiros e que necessitam de monitorização médica permanente, face ao surto pandémico da COVID-19”. Ainda em fase de análise, o Hospital de Retaguarda tem previstas 100 camas, mas o número pode aumentar de acordo com as necessidades.

Recorde-se que a Câmara Municipal criou já duas unidades de alojamento “com as condições exigidas para o isolamento social”. Uma situa-se no Centro de Criação de Candoso (antiga EB1 de Candoso São Martinho); outra, no Verbo Divino. “Estes espaços, um com capacidade para 10 quartos e outro com capacidade para 23 quartos de diversas tipologias, podem ser utilizados pelos cidadãos que não têm possibilidade de o fazer em condições apropriadas nas suas habitações ou por aqueles que, por motivos económicos, vivam em condições de carência”, explica o comunicado.

A Câmara Municipal, através da Proteção Civil Municipal e da Divisão de Ação Social, em parceria com a Cercigui, também providenciou um espaço de alojamento para as pessoas em situação de sem abrigo do concelho, “com todas as condições de higiene, segurança e conforto, e que permitirá o distanciamento social adequado, bem como o acesso a refeições”.

Em comunicado, o município vinca que “o sucesso da medida dependerá da sinalização dos casos que necessitem deste apoio e que não sejam do conhecimento dos serviços municipais”, pelo que é solicitado à população em geral que entre em contacto com os serviços da Câmara Municipal, através dos telefones 253421255 / 969264803 / 969264761 ou do e-mail geral@cm-guimaraes.ptinformando casos de pessoas sem-abrigo. O encaminhamento dos sem-abrigo será efetuado exclusivamente pela Proteção Civil Municipal.

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?