Hospital de Retaguarda regional poderá ficar em Braga
A proposta foi lançada pelo Ministério da Saúde e tem em conta a evolução do cenário epidemiológico no distrito.
A proposta foi lançada pelo Ministério da Saúde e tem em conta a evolução do cenário epidemiológico na região.
O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, anunciou, esta segunda-feira, a existência de uma proposta do Ministério da Saúde, para que, em articulação com o Corpo Clínico do Hospital Senhora da Oliveira, o Hospital de Braga, a Escola de Medicina da Universidade do Minho e o Exército Português, seja criado um Hospital de Retaguarda de âmbito regional. O Hospital poderá instalar-se possivelmente no Regimento de Cavalaria Nº 6, em Braga, de forma a dar resposta às necessidades dos hospitais de Guimarães e de Braga.
Segundo o autarca, existe a possibilidade de, no caso de uma alteração do cenário epidemiológico, se avance para a instalação de um Hospital de Retaguarda em Guimarães. “Neste momento, e segundo os responsáveis do Corpo Clínico do Hospital Senhora da Oliveira, o quadro da pandemia no concelho de Guimarães permite que se avance para uma solução regional. E isso é positivo, pois significa que o número de infetados no concelho não é tão grave como inicialmente se previa, não pondo em causa uma eficaz capacidade de resposta do nosso Hospital. Contudo, a todo o momento podemos estar a falar de uma realidade diferente que nos leve a voltar à primeira forma”, disse Domingos Bragança.
Segundo o boletim da Direcção Geral de Saúde, o concelho de Braga registava até à meia-noite de ontem, 856 casos confirmados de covid-19. Segundo a mesma fonte, para efeitos comparativos, o concelho de Guimarães registava 401.
Recorde-se que, inicialmente, estava prevista a instalação de um Hospital de Retaguarda no Multiusos de Guimarães.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 3, 2024
Neste natal conduza um modelo líder no concessionário BYD M & Costas em Creixomil - Guimarães.
Dezembro 3, 2024
A Escola de Dança Flávia Portes sagrou-se campeã mundial no All Dance World 2024, uma das mais importantes competições de dança do mundo.
Dezembro 3, 2024
Todos os deputados do PS na Assembleia da República serão subscritores de um voto de congratulação à cidade de Guimarães pela conquista do título de Capital Verde Europeia 2026, informação avançada pelo deputado vimaranense Ricardo Costa.