“Housing Symposium 2025” aborda Habitação nas mais variadas temáticas
Entre quinta-feira, 29, e sábado, dia 31, Guimarães torna-se o epicentro do debate internacional sobre cidade e habitação com a realização do "Housing Symposium Guimarães 2025", no Centro Cultural Vila Flor (CCVF).

© Turismo Guimarães
O evento reúne arquitetos, investigadores, urbanistas e especialistas de renome nacional e internacional, para refletir sobre os desafios contemporâneos da habitação e as novas formas de pensar a cidade. Promovido pela Fundação Ideal Spaces, em parceria com a Câmara Municipal de Guimarães, o Grupo Zegnea e a Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho, o simpósio propõe três dias de reflexão com seis painéis temáticos, moderados por Ulrich Gehmann, fundador da Ideal Spaces, e pela arquiteta Mariana Rodrigues, do Grupo Zegnea.
“As cidades e as sociedades estão em constante transformação. Pensar a habitação é pensar identidade, pertença e as dinâmicas sociais e culturais que moldam a forma como vivemos”, sublinha Hugo Ribeiro Lobo, CEO do Grupo Zegnea. Ao Mais Guimarães, Hugo Lobo revelou que a iniciativa nasce de “uma vontade e de uma inquietação sentida enquanto empresa — nas áreas da arquitetura, construção e imobiliário — que trabalha diretamente com estas questões, numa altura em que a habitação é um tema central no debate público, ligado às necessidades reais das pessoas e ao impacto que tem no nosso quotidiano”.
O programa do simpósio distribui-se por seis painéis temáticos.
Dia 29, quinta-feira
14h30 – Painel I – Cidade: A natureza humana
16h30 – Painel II – Cidade: Passado, Presente, Amanhã
Dia 30, sexta-feira
14h30 – Painel III – Habitação: Porque … Como … Quem … Planeia?
16h30- Painel IV – Habitação: Onde … Como … Quem … Vive?
Dia 31, sábado
14h30 – Painel V – Espaço: Como pensamento criativo
16h30 – Painel VI – Espaço: Como pensamento construído