Igor Gonçalves e Zé Teibão apresentam “Promontório” e “Memorificação”

No próximo sábado, dia 11 de fevereiro, no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura (CAAA) são inauguradas as exposições de Igor Gonçalves e de Zé Teibão.

caaa-Barra-+G-10-anos

No próximo sábado, dia 11 de fevereiro, no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura (CAAA) são inauguradas as exposições de Igor Gonçalves e de Zé Teibão.

© Direitos Reservados

Igor Gonçalves apresenta “Promontório”, uma exposição que, situando-se em linha de continuidade com o processo de pesquisa do artista, se reconfigura à luz da cartografia visual do seu momento presente.

“Promontório” inaugura numa galeria que se situa num nível abaixo de terra, elevando-se por via da luz que convoca novas materialidades ao espaço. “O movimento de ascensão é, porém, contrabalançado pela forma como o estúdio do artista desce até à galeria”, lê-se na apresentação do projeto. Assim, é uma exposição “marcada pela extemporaneidade que reúne de forma simultânea e difusa a experimentação própria do atelier e a mostra pertencente ao espaço expositivo”.

Zé Teibão apresenta, por seu lado, “Memorificação”. “Lençóis que já me cobriram – que já taparam outros corpos – cortinas de casas que já não habito – cobertores velhos que já não se usavam – pedaços de madeira de móveis que ruíram – numa transformação que me urge, surgem objetos que aludem à carne – que já não posso sentir”, escreve na sinopse.

Memorificação é “a mumificação da memória”. Palavra que não existe que usa para descrever a preservação física e metamorfose das memórias que já se perderam no nosso fundo.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS