II Encontro Internacional de Educação Ambiental até sábado no Laboratório da Paisagem
O Laboratório da Paisagem, em Guimarães, é palco, até sábado, dia 01 de março, do II Encontro Internacional de Educação Ambiental.

Sob o tema “(Re)Educação Ambiental – O desafio das tecnologias inteligentes emergentes”, o objetivo passa por abordar a Educação Ambiental na era da Inteligência Artificial (IA) e o papel que pode ter na criação de estratégias pedagógicas.
Este II Encontro vai contar com palestras que terão oradores nacionais e internacionais com especialidade em IA, que terão a missão de explicar como as tecnologias emergentes podem ser utilizadas para promover a sustentabilidade e a consciência ambiental nas comunidades.
Coube a Sofia Ferreira, vereadora do Ambiente e Ação Climática do Município de Guimarães e vice-presidente do Laboratório da Paisagem, abrir o evento, reforçou a importância deste encontro “para demonstrar o poder transformador da tecnologia na construção de um futuro mais sustentável”. Além disso, sublinhou o papel de Guimarães “como referência na inovação ambiental e na sua caminhada para Capital Verde Europeia em 2026”.
Francisco Chinesta, um dos oradores, explicou esta quinta-feira como a Inteligência Artificial e os Gémeos Digitais estão a promover territórios mais inteligentes e sustentáveis. O investigador no Instituto Universitário de Paris e na Real Academia Espanhola de Engenharia salientou também que a utilização destas tecnologias pode transformar a forma como concebemos os espaços urbanos, permitindo não só um melhor planeamento, mas também um aumento significativo na eficiência e sustentabilidade das nossas cidades.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Março 20, 2025
Uma cerimónia presidida pela Ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, que descerrou, juntamente com Domingos Bragança, autarca de Guimarães, a placa que sela o momento para a prosperidade neste novo quartel, construído de raiz e agora situado na Rua de Mide, na zona industrial da vila vimaranense.
Março 20, 2025
Município regista uma das melhores performances nacionais na recolha de resíduos alimentares, destacando-se pelo modelo porta-a-porta e sistema PAYT.
Março 20, 2025
A informação foi dada esta manhã, à margem da inauguração da obra de requalificação do Posto da GNR de Lordelo. Contratos serão assinados com autarquias de Guimarães e Vizela.