II Mostra dos Caldos, Sopas e Papas traz tradição e sustentabilidade a Guimarães

Guimarães prepara-se para acolher a II Mostra dos Caldos, Sopas e Papas nos dias 16 e 17 de novembro, na Cooperativa Agrícola de Guimarães, em Creixomil, um evento que irá aquecer o outono com sabores autênticos e promover a sustentabilidade.

© Eliseu Sampaio/ Mais Guimarães

Com a participação de 30 expositores, 20 cozinhas e quatro quintas da região, o evento destacará 32 tipos de sopas, doces conventuais, petiscos e vinhos locais.

Durante a conferência de imprensa de apresentação, realizada no Mercado Municipal de Guimarães, Paulo Lopes Silva, vereador da Câmara Municipal, afirmou que esta iniciativa pretende “integrar a tradição das nossas sopas numa visão de sustentabilidade ambiental, valorizando os produtos da terra, respeitando a sua sazonalidade e promovendo práticas ecológicas que também refletem o que temos de melhor na nossa gastronomia.” O vereador sublinhou ainda que um dos objetivos é “levar os nossos produtos do prado ao prato, valorizando o que Guimarães tem de melhor e promovendo o turismo sustentável”.

© Eliseu Sampaio/ Mais Guimarães

Além da diversidade gastronómica, o evento contará com showcookings, debates, atividades culturais e um espetáculo de encerramento com Maria João Soares e Beatriz Costa. A II Mostra envolve ainda a colaboração de 13 instituições e proporcionará aos estudantes da região uma oportunidade de contato direto com a tradição gastronómica minhota e com o mercado.

Confraria de Vimaranes lança nova iniciativa gastronómica

Mário Moreira, presidente da Confraria Terras de Vimaranes, anunciou uma nova iniciativa, a “Sopa no Mercado”, na qual a Confraria estará presente mensalmente no Mercado de Guimarães para promover produtos sazonais e apresentar sopas com ingredientes frescos.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES