Inaugurações e homenagens marcam 30º aniversário da Vila de Ponte

A vila de Ponte celebra este sábado, 21 de junho, os 30 anos da sua elevação a vila, com um programa comemorativo que inclui várias inaugurações e momentos de homenagem. 

© Junta de Freguesia Ponte

As festividades terão início às 10h30, com a inauguração do parque canino no Parque de Lazer da Ínsua. Em seguida, às 11h00, será aberto o novo troço da Ecovia do Ave, junto à EN101, que reforça a conexão entre os espaços verdes da freguesia. Meia hora depois, às 11h30, será inaugurado o Parque de Lazer no Monte da Carreira, situado na Rua Nossa Senhora da Conceição.

O momento mais aguardado das celebrações ocorrerá às 21h00, com a Sessão Solene e a entrega de condecorações no edifício da Junta de Freguesia de Ponte, onde serão homenageados cidadãos e entidades locais. Entre os destaques, está a atribuição do título de Comendador da Vila de Ponte a Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães. A vereadora Sofia Ferreira receberá o título de Cidadã Honorária.

O Padre Marc Monteiro será agraciado com a Condecoração Honra Grau Ouro, e a Farmácia de Ponte, representada por António Santos, será distinguida com Serviços Distintos Grau Ouro. A colaboradora da Junta de Freguesia, Sofia Fernandes, também receberá a Condecoração Honorífica Grau Ouro. Os votos de louvor serão concedidos a Belém da Silva, Amélia Martins, Gil Afonso, Filomena Lobo e Márcio Bravo. O título de Embaixador Nobre da Vila de Ponte, concedido pela Loja Social, será entregue a Jorge Silva.

A Junta de Freguesia fará ainda homenagens de Mérito Grau Ouro a Serafim Fernandes, pelo seu trabalho como secretário do Executivo, Maria José Martins, tesoureira, e Vítor Caetano, vogal. Ana Rita Oliveira, vogal do Executivo, será distinguida com Mérito Grau Prata pela dedicação às causas sociais, enquanto Gorete Branco, tesoureira do Executivo entre 2013 e 2017, receberá Mérito Grau Bronze.

As comemorações seguem até o fim do mês. No domingo, dia 23 de junho, às 21h00, o Largo da Igreja de Ponte receberá o I Festival Internacional de Folclore, que promete apresentar música e dança de diversas partes do mundo. Já no dia 29 de junho, às 10h00, ocorrerá a inauguração da requalificação do edifício da junta, agora denominado Domus Ponte, também no Largo da Igreja.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS