Indústria Têxtil reflete sobre futuro do setor no 27.º Fórum promovido pela ATP
A indústria têxtil e do vestuário volta a reunir os principais protagonistas do setor no próximo dia 4 de julho, sexta-feira, no CITEVE, em Vila Nova de Famalicão, para o 27.º Fórum da Indústria Têxtil, promovido pela ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal.

© Direitos Reservados
O evento assinala os 60 anos da instituição e propõe uma reflexão estratégica e participada sobre o presente e o futuro da ITV nacional, sob o mote: “Têxtil e Vestuário: Um Passado com Futuro”.
Num momento de transformação profunda no setor, a ATP convoca decisores políticos, líderes empresariais, especialistas e representantes institucionais para debater temas centrais como inovação, sustentabilidade, competitividade e qualificações.

© ATP
Programa com quatro grandes painéis temáticos:
14h45 – Do passado ao presente: as grandes transformações da ITV, com o economista Augusto Mateus, que traçará uma leitura estratégica da evolução do setor nas últimas décadas;
15h15 – Presente e futuro: que desafios nos esperam?, com Ricardo Silva, CEO da Tintex, que partilhará a visão empresarial para uma indústria sustentável e inovadora;
15h45 – Profissionais e competências para o futuro, com intervenções do MODATEX, CITEVE e Universidade do Minho, centrado nas exigências de qualificação e captação de talento;
16h30 – Políticas Públicas para uma Indústria Mais Competitiva, com representantes da CIP, CCDR-N e Banco Português de Fomento, para discutir medidas de apoio ao setor, financiamento e desenvolvimento regional.
Às 17h15, será apresentada a análise anual da ATP sobre o “Estado do Setor”, a cargo do Presidente Mário Jorge Machado, seguida de um momento de encerramento institucional, com a eventual participação do Ministro da Economia e da Coesão Territorial, ainda por confirmar.
“Este Fórum pretende ser mais do que um exercício de diagnóstico: será um momento de compromisso, partilha de responsabilidades e apelo à ação”, sublinha a ATP.
A Associação reforça o apelo à participação ativa dos empresários, destacando a importância de um setor unido e presente no debate público. “É fundamental que os empresários façam ouvir as suas preocupações diretamente junto das entidades convidadas. A presença é também uma forma de ação concreta”, destaca a organização.
O Fórum será igualmente palco da celebração do Dia do Profissional Têxtil, instituído pela ATP em 2018 para homenagear os milhares de profissionais que, diariamente, contribuem para a afirmação e resiliência do setor têxtil português, um dos pilares da economia nacional.