Inovação e sustentabilidade em destaque nas Textile Talks em Guimarães
O Centro Cultural Vila Flor (CCVF) foi palco, nesta sexta-feira, dia 18 de outubro, de uma discussão sobre o futuro da indústria têxtil.

© Município de Guimarães
Integrado no Mês da Economia de Guimarães, o evento Textile Talks – Hook Up reuniu estudantes de áreas criativas, profissionais da indústria, instituições académicas e culturais, para debater a transição para o mercado de trabalho e a construção de redes interdisciplinares sustentáveis.
Paulo Lopes Silva, Vereador da Câmara Municipal de Guimarães, abriu a sessão com uma intervenção onde destacou o papel pioneiro da cidade na promoção da inovação colaborativa. “Guimarães demonstra como a colaboração entre academia, cultura e indústria pode promover o desenvolvimento sustentável dos territórios, sem perder a sua essência e identidade”, afirmou, sublinhando a necessidade de “acelerar e multiplicar essas ligações para a construção de um futuro mais sustentável”. Entre os exemplos de sucesso mencionados, destacou-se o projeto Contextile, que simboliza a união entre inovação e tradição através da colaboração entre diferentes setores.
As Textile Talks proporcionaram um ambiente de troca de ideias e reflexões, onde foram discutidas novas linguagens e estratégias de ensino e aprendizagem aplicadas à indústria têxtil, num formato informal que incentivou o desenvolvimento de redes colaborativas.
O Mês da Economia de Guimarães continua com iniciativas centradas na inovação, empreendedorismo e sustentabilidade, promovendo o dinamismo da economia regional.





