IPCA assinala Dia das Mulheres na Ciência com debate que deu voz às investigadoras

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) assinalou o Dia Internacional das Raparigas e Mulheres na Ciência com uma manhã dedicada à partilha, reflexão e descoberta, no Campus de Barcelos. A iniciativa reuniu estudantes, docentes e investigadoras num conjunto de atividades que aproximaram a ciência da comunidade académica, através de conversas inspiradoras, exemplos reais e momentos interativos.

© IPCA

O ponto alto do programa foi a mesa-redonda “Ciência para Tod@s”, que juntou investigadoras dos centros de investigação do IPCA num diálogo sobre percursos profissionais, desafios e oportunidades na carreira científica. Moderado por Patrícia Gomes, diretora do CICF, o debate contou com a participação de Helena Torres, Gabriela Sá, Cristiana Molho e Idalina Caldas.

A partir das suas experiências pessoais e dos projetos de investigação que desenvolvem, as oradoras refletiram sobre a sub-representação feminina em várias áreas científicas, a necessidade de afirmação de competências em contextos ainda marcados por desigualdades e a importância de criar referências positivas para as novas gerações. As intervenientes sublinharam também a evolução registada nas últimas décadas, destacando os progressos alcançados na promoção da igualdade e no reconhecimento do contributo das mulheres para a ciência.

O debate evidenciou ainda o trabalho que o IPCA tem vindo a desenvolver para reforçar a investigação e atrair mais jovens, em particular mulheres, para carreiras científicas. O crescimento dos projetos de I&D, a consolidação das unidades de investigação e a criação de novos espaços integradores, como o B-CRIC, atualmente em fase final de construção, refletem uma aposta estratégica na maturidade científica da instituição e na promoção de ambientes colaborativos e multidisciplinares.

A programação incluiu também uma exposição na Biblioteca José Mariano Gago dedicada a mulheres que se destacaram na ciência, bem como o “Play Science”, um quiz interativo dinamizado pelo Gabinete para a Promoção da Inovação Pedagógica e do Sucesso Académico do IPCA, que desafiou os participantes a aprender de forma dinâmica e participativa.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS