IPCA inaugura Licenciatura em Desporto em Guimarães
As aulas ocorrerão na Rua de Vila Flor, em instalações provisórias, no primeiro ano, utilizando os equipamentos desportivos do Município de Guimarães. O curso tem 30 vagas disponíveis.

Após a aprovação da Escola Superior de Desporto, Bem-Estar e Sistemas Biomédicos em 2021, o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) lança o seu primeiro curso de licenciatura nesta área, sendo a única escola superior pública de desporto no distrito de Braga.
Maria José Fernandes, Presidente do IPCA, destacou a importância da nova licenciatura. “Com esta licenciatura, abrimos a nossa 6ª escola superior e expandimos a nossa oferta formativa para uma nova área no distrito, a do desporto. Este curso distingue-se ao aliar o desporto às tecnologias biomédicas, proporcionando aos futuros profissionais uma formação muito mais abrangente”, explica.
Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal, afirmou que a nova Escola de Desporto, Bem-Estar e Sistemas Biomédicos do IPCA, que iniciará em 2024/2025, reforça Guimarães como Cidade Educadora e de Ciência. O presidente destaca ainda a pertinência da formação do IPCA para um território com forte dinamismo desportivo, beneficiando com uma nova formação universitária exigente e contemporânea, que atende às necessidades do desporto competitivo e comunitário, associado à saúde preventiva, curativa e de longevidade ativa.
O curso oferece acesso a diversas modalidades desportivas, com infraestruturas e tecnologias recentes, e incentiva projetos científicos, introduzindo os estudantes às práticas de investigação. A licenciatura culmina com um estágio, essencial para a prática profissional.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Maio 8, 2025
O cardeal Robert Francis Prevost foi eleito nesta quinta-feira como o novo Papa da Igreja Católica, adotando o nome de Leão XIV.
Maio 8, 2025
O Conclave já decidiu, tocam os sinos no Vaticano, num [...]
Maio 8, 2025
As sessões decorrem no Auditório da Escola Secundária Francisco de Holanda, entre as 19h00 e as 20h30, e têm como objetivo esclarecer trabalhadores e empregadores sobre os seus direitos e deveres no contexto laboral.